Plenário

Recintos coletivos não poderão ter área para fumantes

João Carlos Nedel  Foto: Francielle Caetano
João Carlos Nedel Foto: Francielle Caetano (Foto: Francielle Caetano/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (22/12), Projeto de Lei Complementar de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP) que propõe alterações na LC 555, de 13 de julho de 2006 – que trata sobre a proibição do uso de produtos fumígenos em recintos coletivos e de trabalho coletivo. O projeto de Nedel retira da lei atual a permissão para instalação, nesses locais, de áreas destinadas exclusivamente a fumantes, "desde que devidamente isoladas e com arejamento conveniente".

Pela proposta aprovada, só será permitido o uso de produtos derivados de tabaco em: locais de cultos religiosos; locais reservados para a experimentação ou em estabelecimentos destinados especificamente à sua comercialização, desde que essa condição esteja anunciada, de forma clara, em sua entrada; estúdios e locais de filmagens ou gravação e produção audiovisuais cuja utilização se faz necessário à produção da obra; ou locais destinados à pesquisa e ao desenvolvimento destes derivados ou instituições de tratamento de saúde que tenham pacientes autorizados a fumar.

O projeto, no entanto, prevê que, mesmo nesses locais excetuados, "devem ser providenciadas condições de isolamento, ventilação e exaustão do ar e medidas de proteção nos termos de normas editadas pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Emprego”. 

O conceito de "recinto coletivo" também é alterado pela proposta de Nedel, que passa a ter a seguinte redação: "local público ou privado, acessível ao público em geral ou de uso coletivo, total ou parcialmente fechado em qualquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória". 

Também prevê que, ao não impedirem o uso de produtos fumígenos em recintos coletivos e de trabalho coletivo, os responsáveis por esses locais ficarão sujeitos à aplicação de multa de 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs).

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)