Sessão Solene

Regis Born é homenageado com a Comenda Porto do Sol

Ao agradecer, Born lembrou trajetória Foto: Mariana Fontoura
Ao agradecer, Born lembrou trajetória Foto: Mariana Fontoura

Em sessão solene proposta pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB), a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, na noite desta terça-feira (30/11), no Plenário Otávio Rocha, a Comenda Porto do Sol ao empresário e diretor da empresa Transportes Coletivos Trevo e presidente do Sistema Transportador Sul (STS), Regis Born. O homenageado também é graduado em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundou o Laboratório Born de Análises Clínicas. A solenidade foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Régis Born informou que o STS é formado por quatro empresas da Zona Sul de Porto Alegre, com frota de 500 ônibus e oito milhões de passageiros/mês. Segundo ele, o Consórcio está implementando um sistema novo de fiscalização da frota e do transporte por GPS. Se disse preocupado com o “inchaço” do transporte coletivo e o alto número de veículos novos nas vias da Capital e fez uma explanação sobre os problemas viários e do transporte. “Isso nos preocupa e precisamos de obras viárias e subsídios ao transporte para não haver um aumento da tarifa”, avalia.

Agradeceu a família, esposa e filhos pela trajetória de vida e lembrou circunstâncias do início de carreira no Interior junto ao setor bioquímico. Também fez referência aos sócios e colegas de trabalho da Empresa Trevo e amigos. “Quero transferir essa homenagem a todos os meus amigos e pessoas que fizeram parte da minha vida”, disse ele.

Para Tessaro, Regis é um empreendedor de visão, justificado por ter ele ingressado no ramo do transporte coletivo há 25 anos, quando deixou em segundo plano a carreira consolidada como bioquímico. O presidente da Câmara ressalta que o posto que assumiu como presidente do STS consolidou os ideais do homenageado em relação à responsabilidade social. “Sob seu comando foram desenvolvidas ações como a campanha do agasalho e também a participação de projetos como o Vou à Escola, Criança Escola, e Campanha do Brinquedo de Natal”, destaca.

“É importante homenagear as pessoas que se preocupam com a comunidade. O STS está preocupado com a responsabilidade e com a dignidade do ser humano que utiliza o transporte público de Porto Alegre”, elogia Tessaro. Ele ressalta que os passageiros tenham, cada vez mais, segurança ao serem transportados. “Por esta relevância do trabalho à cidade é que hoje Porto Alegre pode dar um prêmio para quem se preocupou com ela”, finalizou o presidente da Casa.

Pujol lembrou a importância do homenageado para cidade e registrou que a Comenda Porto do Sol só pode ser concedida por um parlamentar duas vezes em uma mesma legislatura. Também participaram da sessão solene: o vereador licenciado e secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães, que representou o Governo do Estado; o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Ênio Roberto dos Reis; e a vice-presidente do STS, Stamatula Vardaramatos.

O Homenageado

Regis Born nasceu em Lajeado, em 13 de abril de 1946. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, iniciou seus estudos ainda em Lajeado, onde cursou o então ensino primário e ginásio no Grupo Escolar Fernandes Vieira e no Ginásio São José (hoje Colégio Castelo Branco). Com a mudança da família para a Capital, cursou o ensino médio no Colégio Nossa Senhora das Dores.

No campo profissional, fundou, na cidade de Taquari, em 1970, o Laboratório Born de Análises Clínicas, que, posteriormente, com a abertura de uma filial na cidade de Triunfo, passou a atender a sete municípios, sendo o administrador do banco de sangue dos locais. Foi proprietário até 2004, quando então, junto com a esposa, aposentou-se da função de bioquímico. Regis Born assumiu primeiro como assistente de diretoria da empresa Transportes Coletivos Trevo S/A, em 1985, e, posteriormente, o cargo de diretor da empresa. Em 1996, foi eleito presidente do Consórcio Sistema Transportador Sul (STS) pela primeira vez, sendo eleito, de 1996 a 2010, outras cinco vezes para o mesmo cargo.

Sob sua administração, o STS recebeu inúmeras distinções, dentre as quais destacam-se: os Certificados e Medalhas de Responsabilidade Social conferidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul nos anos de 2005 a 2010; o Troféu Solidariedade conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre em 2007; e o Top Of Mind, onde o STS apareceu, nos anos de 2009 e 2010, como o consórcio de ônibus mais lembrado. Regis Born é casado com Gloria Maria, com quem tem três filhos: Roger, Verônica e Vanessa.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)