Investigação

Relatório da CPI da Procempa é entregue aos vereadores

A fachada da Procempa Foto: Divulgação PMPA / CMPA
A fachada da Procempa Foto: Divulgação PMPA / CMPA
Com um dia de antecedência, o relatório com as conclusões da CPI da Procempa foi entregue na manhã desta quinta-feira (27/3) para análise dos vereadores da comissão. O relator, vereador Nereu D´Avila (PDT), passou às mãos do presidente da CPI, Mauro Pinheiro (PT), as conclusões publicadas em 230 páginas, que, segundo ele, foram extraídas de “depoimentos e de um acervo de mais de 20 mil documentos, o que possibilitou o pedido e o indiciamento de 13 pessoas e a sugestão de indiciamento de outras cinco”.
 
Nereu revelou ainda que “existem provas robustas contra os indiciados, por envolvimento em irregularidades no comando da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa)”, e caberá ao Ministério Público analisar o que foi apurado e oferecer a denúncia".
 
Síntese será lida na segunda-feira
 
Os trabalhos da CPI, no entanto, não foram concluídos com a relatório, que ainda não foi liberado para divulgação, pois cada vereador da comissão ainda poderá fazer sugestões ao texto final. A leitura de uma síntese do que foi apurado durante os seis meses da CPI está marcada para a próxima segunda-feira (31/3), às 10 horas, no Plenário Otávio Rocha. Segundo o presidente Mauro Pinheiro, os vereadores poderão fazer declaração de voto em separado caso discordem da publicação, e se dará por encerrada a CPI da Procempa e o que foi investigado no âmbito da Câmara.

Participaram da sessão desta manhã os vereadores Mário Manfro (PSDB), Reginaldo Pujol (DEM), Any Ortiz (PPS), Elizandro Sabino (PTB) e Clàudio Janta (SDD).

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)