Representativa

Comunicações

Durante a reunião da Comissão Representativa da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (23/1), os vereadores trataram dos seguintes temas no periodo de comunicações:

 

PDDUA - Neuza Canabarro (PDT) destacou reuniões que estão sendo realizadas pelo Fórum das Entidades, inclusive durante o recesso parlamentar de janeiro, para discutir a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Na última reunião, informou, foi analisado o parecer da sub-relatoria presidida por João Dib (PP). "A partir de agora haverá um aprofundamento da discussão sobre o Plano Diretor, com apresentação de emendas e propostas originadas no Fórum das Entidades", salientou. (CS)

 

OPOSIÇÃO - Margarete Moraes (PT) destacou visita feita pelos vereadores, nesta terça-feira (22/1), aos Caminhos Rurais de Porto Alegre, rota alternativa de turismo baseada na produção primária da cidade. Como líder da bancada do PT na Câmara Municipal, afirmou que o partido manterá sua atuação fiscalizatória sobre Executivo, bem como continuará propondo soluções e projetos para a cidade. "Nossa ação é séria e evitou escândalos como o da licitação da coleta de lixo, bem como denunciou o caos no PSF e descalabro na gestão do ProJovem na Capital", disse. (CS)

 

CORREDORES - João Dib (PP) alertou ser preciso reavaliar a necessidade de corredores de ônibus na Terceira Perimetral. Informou que percorreu, recentemente, trecho entre Teresópolis e a Avenida Carlos Gomes e observou apenas quatro ônibus circulando no sentido Norte-Sul e nenhum no sentido contrário. "Enquanto demais veículos enfrentam congestionamentos na Perimetral, há uma subutilização dos corredores. Os ônibus deveriam ter paradas nas calçadas. "É preciso um plano diretor viário, pois o número de veículos cresce de forma assustadora na cidade." (CS)

 

RURAL - Ervino Besson (PDT) ressaltou que a maioria dos vereadores não param de trabalhar durante recesso parlamentar. Saudou iniciativa da Mesa Diretora em fazer visita aos Caminhos Rurais de Porto Alegre e destacou a riqueza desse turismo alternativo da Zona Sul. Besson também considerou importante a visita feita por integrantes da Mesa Diretora da Casa aos veículos de comunicação nesta terça-feira (22/1). "Houve uma recepção muito cordial e uma conversa aberta com os jornalistas sobre os projetos da Câmara para 2008 e o debate sobre a Porto Alegre do futuro." (CS)

DENÚNCIA – Carlos Todeschini (PT) disse que irá tomar “medidas cabíveis” contra o modo como a prefeitura de Porto Alegre tem realizado contratações de veículos automotores. Segundo o vereador, há excesso de cartas-convite e contratações emergenciais e possibilidade de favorecimento e concessão de privilégios aos contratados. O vereador também saudou a rapidez do governo federal para a liberação de recursos destinados à construção de presídios femininos no Estado. (CB)

DIVULGAÇÃO – Bernardino Vendruscolo (PMDB) defendeu a criação de um veículo de comunicação, aos moldes de um jornal impresso, por exemplo, na Câmara Municipal para a divulgação dos projetos aprovados pela Casa. O vereador lembrou das restrições ditadas pela Justiça Eleitoral em anos de pleito, mas salientou a importância de existir um veículo desse tipo para divulgar propostas importantes que facilitam a vida da população, principalmente os ligados a tributos. (CB)

CONCURSO – Aldacir Oliboni (PT) fez um apelo ao governo municipal para extinguir as cotas de atendimentos pelo SUS nos hospitais conveniados com o Executivo de Porto Alegre, que restringem a assistência de saúde em estabelecimentos como o Hospital da PUC e o Banco de Olhos. Lembrou que, no verão, por ser período de férias, a demora de atendimento se agrava, podendo colocar em risco a vida de pacientes. O vereador também defendeu a abertura de concurso público municipal para a área de saúde. (CB)

PICARETAGEM – Adeli Sell (PT) afirmou ser preciso declarar guerra à “picaretagem” das empresas de telefonia e de TV a cabo. O vereador relatou a dificuldade para cancelar seu telefone na Brasil Telecom. “Tive de ir à Anatel para fazer valer meu direito de desligar o telefone”, lamentou. Também contou que comprou um pacote da NET que parecia perfeito, mas, depois de pagá-lo, constatou que o mesmo “não pega” no Centro, onde  mora. “É uma enrolação, um desrespeito, uma humilhação”, disse. “Vou fazer uma cruzada contra essa picaretagem da grossa.” (CB)

REVITALIZAÇÃO – Mário Fraga (PDT) informou que a Rua Ramiro Barcelos está sendo revitalizada em quase um quilômetro, em serviço que estará concluído até a próxima semana. Mário reforçou o convite a todos os parlamentares da Casa para desfilarem na Escola de Samba Renascer da Capital. Sobre as ações de abordagem contra a prostituição , principalmente de adolescente, na Capital, sugeriu que autoridades e instituições ligadas ao combate à exploração sexual realizem ações sem alardear à imprensa. “O ato que seria feito pela Brigada Militar, DECA e FASC, não teve êxito porque foi noticiado em uma rádio local". (AO)

HOSPITAL - Haroldo de Souza (PMDB) parabenizou o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, que, segundo ele,  é referência em Porto Alegre e região Metropolitana no atendimento de crianças e adolescentes, e completa nesta quinta-feira (24/1) 55 anos. Haroldo criticou veículos da imprensa que afirmaram que os vereadores voltaram deslumbrados do passeio aos Caminhos Rurais. “Como eu voltei maravilhado com uma coisa que eu já conhecia?”, examinou. Também pôs em discussão os gastos da Ministra Matilde Ribeiro (Igualdade Racial). “Cada governo tem o ministro que merece”. (TG)

ZONA SUL - Professor Garcia (PMDB) revelou sua preocupação com o número de assaltos no final de 2007 e início de 2008 em casas na zona sul da Capital. “É alarmante! Com as férias, as pessoas vêem seus lares invadidos!”, expôs o vereador, citando os bairros Ipanema, Ponta Grossa, Guarujá e Jardim Isabel como alguns dos focos. Garcia pediu uma atenção especial, um “olhar diferenciado” à Brigada Militar, para diminuir esses atos, com policiamento ostensivo. (TG)

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)

Taidje Gut (reg. prof. 13614)