Lideranças
Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Lideranças da sessão desta quinta-feira (8/5):
FISCALIZAÇÃO - João Antonio Dib (PP) disse que os legisladores não deveriam fazer tantas leis, mas fiscalizar as existentes e preocuparem-se mais com a execução orçamentária por parte do Executivo. Segundo o vereador, se isso fosse feito, "talvez não precisasse existir uma CPI do Detran". Conforme Dib, na Capital, a previsão de arrecadação do IPTU deve exceder o esperado em 2008, ao contrário de tributos como o ITBI e o ISSQN. Pelas conferências feitas por ele na execução orçamentária do município, em 2008, mais uma vez, o Dmae não atingirá a arrecadação pretendida. (CB)
PRACINHAS - José Ismael Heinen (Dem) ressaltou a importância da passagem da data em que foi assinado o armísticio da paz, em 8 de maio de 1945, no término da Segunda Guerra Mundial. Lembrou que o Exército brasileiro se juntou às forças aliadas para lutar pela paz mundial e que mais de 400 brasileiros morreram na Guerra. "Os pracinhas, quando voltaram da Segunda Guerra, foram praticamente esquecidos. Hoje, é preciso fazer com que eles sejam lembrados. Sem conhecer a história passada, não teremos perspectivas de futuro. Presto minha homenagem a esses heróis brasileiros." (CS)
CICLONE - Margarete Moraes (PT) registrou o orgulho dos petistas pela manifestação feita na quarta-feira (7/5) pela ministra-chefe da Casa Civil do governo federal, Dilma Roussef, no Senado, quando lembrou sua trajetória de luta contra a ditadura militar. Margarete também criticou a prefeitura pela falta de ações para reparar os danos causados pelo ciclone que atingiu a cidade. "Ainda há árvores caídas e contêineres nas ruas. O Centro Municipal de Cultura, equipamento de mais de 40 anos, está em péssimas condições, pois a prefeitura não enviou projeto para receber recursos do governo federal." Ressaltou que muitos artistas querem fechar e fazer greve para denunciar o abandono do Centro. (CS)
CRIANÇAS - Claudio Sebenelo (PSDB) elogiou a colunista Rosane de Oliveira, de Zero Hora, que abriu mão de editorial político para falar de trabalho desenvolvido pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, quanto ao tratamento dedicado à criança e adolescente no Estado. "Em Porto Alegre, apenas 27% da demanda de creches e educação infantil é atendida. Lembrou que vinha denunciando na tribuna a péssima forma como a criança é tratada no Rio Grande do Sul. "O prefeito José Fogaça aumentou o número de creches para 34, mas ainda é muito pouco. muitas crianças estão abandonadas." (CS)
DILMA - Pela liderança da oposição, Carlos Todeschini (PT) saudou pronunciamento da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, no Senado. "Sem nenhum temor, defendeu suas convicções com a mesma clareza com que sempre fez". Lembrou que Dilma, com 19 anos, foi presa e torturada durante a ditadura militar. "O conforto do poder não fez com que ela mudasse ou dissesse "esqueçam o que eu disse"." Segundo ele, a ministra está realizando um trabalho brilhante no governo federal. Lamentou que, na CPI do Detran da Assembléia gaúcha, muitos incriminados utilizem o expediente de se calar como defesa. (CS)
SAÚDE - Dr. Raul (PMDB) destacou sua participação no 1° Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, "onde mais de 600 inscritos trabalharam no sentido de qualificar as ações dos médicos nos hospitais". O vereador também lembrou ao Plenário que amanhã fará palestra em Alvorada sobre iniciativas para o Planejamento Familiar e sobre lei de sua autoria que cria um Centro de Planejamento Familiar na Capital, já sancionada pelo prefeito Fogaça. "Estamos trabalhando incansavelmente para transformar em realidade um Centro onde possamos ter um planejamento efetivo", acrescentou. (TG)
CIDADE - Prof. Garcia (PMDB), líder da situação, destacou ações da Guarda Municipal, repassadas a ele pelo secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Marco Antonio Seadi. "Porto Alegre possui 574 guardas municipais e a maior preocupação é manter o controle nas escolas da Capital. Nenhuma escola municipal está sem guarda", garantiu. Sobre o Centro Municipal de Cultura, Garcia informou que foi gradeado recentemente e teve trocada a forração de suas dependências. "Até o final de maio se iniciarão as obras para resolver um problema estrutural no telhado que existe há mais de 25 anos". (TG)
COMISSÃO - Dr. Goulart (PTB) esclareceu que não poderia ter sido relator da Comissão dos Carroceiros porque foi o autor da proposta de criação da Comissão. "Isso não foi esclarecido no momento adequado, e o meu partido fez o relatório e o entregou no final de março", disse. Goulart pediu para que o vereador Cláudio Sebenelo (PSDB) assumisse como relator. "Sugiro que Sebenelo veja o trabalho que já foi feito e coloque suas observações". O vereador salientou a importância do tema. "Precisamos resolver o problema, mas também precisamos acolher as numerosas famílias que ficariam, no outro dia, sem pão". (TG)
YEDA - Maristela Maffei (PCdoB) lamentou fato ocorrido durante visita dos vereadores à governadora Yeda Crusius. Segundo Maristela, quando perguntada sobre a saúde, a governadora "disse que não sabia que Porto Alegre não estava recebendo os recursos que o Estado é devedor, aproximadamente 32 milhões". Considerando um desrespeito com a cidade, a vereadora afirmou que espera uma resposta de Yeda. "A governadora desconhece a realidade da saúde na capital do Estado do Rio Grande do Sul. Assim como ela disse boas notícias em relação as obras da Baltazar, queremos ouvir boas notícias da área da saúde". (TG)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Taidje Gut (reg. prof. 13614)