Cece

Retirada de pista de skate gera conflito na Vila Farrapos

Barth (e) explicou que projeto foi alterado a pedido de moradores Foto: Mariana Fontoura
Barth (e) explicou que projeto foi alterado a pedido de moradores Foto: Mariana Fontoura

A alteração do projeto de urbanização da Vila Farrapos, que prevê a retirada de uma pista de skate de uma das 25 praças do local, vem gerando conflitos entre moradores da comunidade. Na tarde desta terça-feira (28/6), a Comissão de Educação, Cidadania e Esporte (Cece) da Câmara Municipal, recebeu representantes da prefeitura e da Vila para tratarem do tema.

De acordo com Márcio Barth, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), responsável pela elaboração do projeto, houve um abaixo-assinado na comunidade para que a pista prevista na praça Dom Cláudio Colling, fosse retirada e transferida para outro ponto, a praça Derli Azevedo Chaves. “Éramos contrários à mudança, mas o documento deu legitimidade para que a prefeitura fizesse a alteração”, explicou. A distância entre as duas praças é de cerca de 150 metros.

Para o vereador João Carlos Nedel (PP), que acompanhou e incentivou a elaboração do abaixo-assinado, o motivo da proposta surgiu em virtude de reclamações feitas por moradores incomodados com as pichações e tráfico de drogas em praças com pistas de skate. “A decisão partiu da comunidade que desde o início vem discutindo esse projeto. Eles querem outra forma de diversão mais tranqüila como espaço para jogar xadrez”, argumentou. Ao ser questionado pelos moradores presentes na reunião onde estaria o documento com as 50 assinaturas, o vereador enfatizou que está nas mãos da secretaria do Meio Ambiente.

Para Ceci Souza e Marta Mendonça, residentes da localidade, nenhuma delas assinou ou esteve ciente do documento para remover a pista de skate da praça. “Queremos uma pista para que nossos netos possam brincar a vontade. A juventude precisa disso”, alegou Ceci. Segundo a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), não se pode fazer uma mudança pontual depois da construção coletiva de uma proposta. "Fora que é inaceitável que a justificativa pra isso parte de uma visão conservadora de que a prática do skate está atrelada ao vandalismo", criticou.

Para o presidente da Comissão, vereador Professor Garcia (PMDB), uma alteração ao projeto inicial depois de orçado é perigoso. “Todos os orçamentos e estudos foram feitos. Não se muda de ideia de uma hora para outra, ainda mais deixando um praça sem equipamento esportivo”, afirmou. Para tentar mediar o conflito, a Cece deverá visitar o local em conjunto com a prefeitura para escutar mais moradores e fazer um levantamento das reclamações e das reivindicações. A visita deverá acontecer na próxima terça-feira (5/7).

Do que se trata

O projeto da Vila Farrapos inclui a construção de praças em 3,8 hectares com nove quadras esportivas, quatro pistas de skate, três pistas de patinação, três canchas de bocha, 18 recantos infantis com brinquedos, um conjunto de equipamentos de ginástica e 25 ambientes de estar – 15 deles com mesas de jogos. Ainda estiveram presentes na reunião da Comissão, os vereadores Haroldo de Souza (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)