Presidência

Reunião encaminhará pedido da Linha 2 do metrô ao governo federal

Vista aérea da CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso
Vista aérea da CMPA Foto: Elson Sempé Pedroso

Pedido para que o governo federal agilize a implantação da Linha 2 do Trensurb na Capital será entregue nesta terça-feira (29/1) ao ministro das Cidades, Márcio Fortes. A solicitação, um reforço de tratativas encabeçadas pela Câmara Municipal, será encaminhada por lideranças politicas municipais, estaduais e federais ao ministro. A reunião com Fortes deverá ocorrer na sede da Trensurb, na Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, a partir das 11 horas.

Confome o presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), o ambiente é favorável à solicitação. “Pela primeira vez, o foco da questão está voltado ao interesse da população e não para o interesse partidário, pois estão engajados nesta luta políticos de todos os partidos”.

A implantação da Linha 2 depende da aprovação de recursos previstos no Plano Plurianual da União. A obra prevê uma extensão de 13 quilômetros, dos quais 11 serão subterrâneos. Parte do valor necessário para a nova linha, num total de R$ 1,5 bilhão, deverá sair do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No dia 23, representantes dos Executivos municipal e federal, da Assembléia Legislativa e da Câmara Federal discutiram a questão em reunião na Câmara Municipal. Na oportunidade, o secretário Nacional de Transporte e de Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno Lima, lembrou que a Linha 1 previa um trajeto original ligando Porto Alegre a Novo Hamburgo. Já o diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, salientou que o único empecilho para a efetivação da Linha 2 foram as disputas político-partidárias.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)