Rogério Gastal Xavier recebe o título de Cidadão de Porto Alegre
A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para o médico pneumologista Rogério Gastal Xavier, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (24/9). A honraria foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP). A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP). Gastal Xavier, 69 anos, é natural de Pelotas, foi aluno de escolas públicas e concluiu os estudos no Colégio Anchieta, na Capital.
A vereadora Mônica Leal destacou o trabalho de Rogério Gastal Xavier. É um médico que atua com devoção, que dedica todo o seu conhecimento e sua vocação ao seu bem maior, que são seus pacientes. Se um paciente não está sem condições de ir até o consultório, ele é quem vai à casa do doente, afirmou a vereadora.
Após receber o diploma, Gastal Xavier agradeceu a vereadora Mônica Leal e toda a sua família, cujos integrantes estavam presentes no plenário Otávio Rocha. Em seu discurso, muito emocionado, o mais novo Cidadão de Porto Alegre traçou um histórico de sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância em Pelotas até sua chegada em Porto Alegre. Este título significa para mim um apogeu de toda uma carreira, e eu fico muito contente., destacou.
Perfil
Rogério Gastal Xavier é médico pneumologista, tendo concluído sua formação no curso de Medicina em 1968, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É casado com Maria Isabel Caringi, tem três filhos e sete netos. O homenageado já recebeu diversos prêmios e menções honrosas na área da saúde: Associação Médica do Rio Grande do Sul (1975), Associação Médica do Noroeste Argentino (1976), Sociedade Brasileira de Pneumologia (1982) e Sociedade Americana de Pneumologia (1993). Atualmente, Rogério Gastal Xavier participa de palestras em congressos nacionais e internacionais, além de apoiar diversas entidades da área social e humanitária.
Participaram da cerimônia os vereadores João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM), amigos e familiares de Rogério Gastal Xavier.
Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)