PLENÁRIO

Romano Botin e Nova Ipanema Empreendimentos Imobiliários recebem homenagem

Importada em 27-09-2019.
Homenagem conjunta foi realizada em sessão nesta sexta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara da Capital realizou sessão solene nesta sexta-feira (27/9) para concessão do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à empresa Nova Ipanema Empreendimentos Imobiliários Ltda e do título de Cidadão de Porto Alegre ao engenheiro Romano Tadeu da Silveira Botin. A dupla homenagem foi proposta pelo ex-vereador Nelcir Tessaro (DEM) e presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM).

“A Região Sul reconhece o mérito destes dois empreendedores que acreditaram no potencial daquela região da cidade. Não posso deixar de dizer que tive o privilégio muito grande de compartilhar com Tessaro na preparação e na execução desta homenagem”, afirmou Pujol.

Para Tessaro, a homenagem foi concedida “a uma personalidade que se destaca pelo seu serviço a Porto Alegre e a uma empresa que faz com que a cidade seja mais humana e desenvolvida”. Ele destacou a contribuição de Romano Botin na elaboração do plano diretor da Capital e sua atuação profissional, afirmando que o homenageado é um exemplo de desburocratização. “Suas ideias contribuíram para melhorar a cidade para todos e não para alguns”, afirmou. Com relação à Nova Ipanema, citou que o empresário e também engenheiro Sergio Bottini criou a empresa em 1999 “para mudar o espaço vazio existente na Zona Sul”, tornando a região um ponto turístico. Destacou que a Nova Ipanema é uma “empresa empreendedora que fez com que a Zona Sul se desenvolvesse, encorajando outras empresas a fazerem o mesmo”. 

A mesa da sessão solene contou com a presença da esposa de Romano Botin, Maria Lúcia Botin; do deputado estadual Sebastião Melo (MDB), representando a Assembleia Legislativa do Estado; do diretor-presidente da Nova Ipanema Empreendimentos Imobiliários, Sergio Bottini; dos sócios da empresa, Sergio Bottini Junior, Carolina Bottini Anzolch e Renan Anzolch; de Zalmir Chwartzmann, representando o Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre; e Carlos Alberto Pippi da Motta, representando o União Cooks.

Homenageados

Romano Botin agradeceu a honraria e relembrou sua história de vida, marcada pela perda trágica do pai aos 11 anos, o trabalho de office boy aos 14 anos e o ingresso na faculdade de Engenharia em 1970. Citou que fez estágio na antiga CRT a partir de 1972, onde teve os melhores anos de sua vida e fez grande amigos. Disse ter uma “ligação fantástica com Sergio Bottini”, de quem é primo e em quem sempre teve um companheiro. “Sua sabedoria e sucesso em seus empreendimentos muito contribuíram a para minha formação profissional.”

O homenageado também agradeceu a parceria da esposa, o bom exemplo da mãe, Araci, e citou as filhas, genros e neta, irmãs, cunhados e sogro. Falou, ainda sobre o trabalho voluntário que realiza em comunidades da Capital como Papai Noel. “Já são 17 anos que realizo as festas de Natal com as crianças. São momentos mágicos, onde um sorriso, um abraço e o brilho no olhar de uma criança me iluminam”, afirmou. 

Sergio Gilberto Bottini destacou que a Nova Ipanema “se dedica há 21 anos à urbanização e ao desenvolvimento sustentável da região sul da cidade”. Explicou que as famílias Botin e Bottini são a mesma e que tem vínculo com a Zona Sul desde 1942, com a instalação da madeireira Irmãos Botin. Sobre a Nova Ipanema, frisou que todos os seus projetos foram implantados de acordo com a legislação ambiental vigente. “Até a nossa chegada, estavam na região uma série de loteamentos irregulares”, afirmou. 

O empresário ressaltou os empreendimentos e contrapartidas entregues à cidade de Porto Alegre, como a Praça Lucy Bottini, localizada no Loteamento Lagos de Nova Ipanema, que leva o nome de sua mãe. Conforme ele, as contrapartidas da empresa para a cidade somam cerca de R$ 20 milhões. “Temos orgulho de termos sido os propulsores do desenvolvimento sustentável na região sul”, afirmou, agradecendo, ainda aos familiares, amigos, clientes e investidores. 

Histórico

O engenheiro civil e de segurança Romano Tadeu da Silveira Botin tem forte relação com o debate sobre o desenvolvimento da Capital. Como presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul no período de 1999 a 2001, Romano organizou seminários e congressos dentro da entidade para discutir sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e o PDDUA. Também foi secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Ganhou o prêmio de Engenheiro do Ano pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul em 2001. 

Há mais de 20 anos o empresário Sergio Bottini fundou a empresa BSC - Nova Ipanema Empreendimentos Imobiliários, quando viu na Zona Sul de Porto Alegre um futuro “grandioso e pouco explorado”. Com 23 projetos realizados, divididos em loteamentos, condomínios fechados, centros comerciais e o único edifício com elevador panorâmico da região, “a empresa de empreendimentos imobiliários conseguiu trazer grandes marcas para a parte sul da cidade, mostrando a sua grande importância para a capital dos gaúchos”.

Texto

Ana Luiza Godoy (14.341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)