Sessão Solene

Romildo Bolzan é Cidadão de Porto Alegre

Presidente do Grêmio recebeu título nesta sexta-feira

  • Título de cidadão de Porto Alegre ao senhor Romildo Bolzan Júnior. Na foto: Homenageado, senhor Romildo Bolzan Júnior na tribuna do plenário.
    Bolzan é o mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Título de cidadão de Porto Alegre ao senhor Romildo Bolzan Júnior.
    Dinho do Grêmio propôs a homenagem (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (3/6), no Plenário Otávio Rocha, Sessão Solene para conceder o título de Cidadão de Porto Alegre ao presidente do Grêmio Football Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior. A proposta é de autoria do vereador Dinho do Grêmio (DEM). O homenageado fez parte do Conselho Deliberativo do clube desde a década de 1990. A partir de 2013, na gestão de Fábio Koff, passou a integrar o Conselho de Administração, como um dos vice-presidentes. Em 18 de outubro de 2014, foi eleito presidente do Grêmio, tomando posse e assumindo a gestão do biênio 2015-2016.

De acordo com o vereador Dinho, é gratificante para ele homenagear seu amigo. “Agradeço aqui aos gremistas e também colorados que estão junto comigo aqui, nesta justa homenagem. Meu coração tricolor não poderia perder essa oportunidade de prestar uma homenagem mais do que merecida pelo que tu representas para todos nós gremistas, Bolzan. Eu apenas ouvi o meu coração. Tenho respeito e admiração enorme por você, como ex-atleta que sou. A capacidade de articulação e gestão de Bolzan é fantástica. Nosso Grêmio está em boas mãos”, declarou Dinho.

Admiração

O vereador Kevin Krieger (PP) foi quem presidiu a sessão e declarou sua grande admiração pelo homenageado. “Quero fazer um agradecimento especial ao vereador Dinho do Grêmio, proponente desta homenagem, por ter me escolhido para presidir essa solene. Eu tenho aprendido muitas coisas com o presidente Bolzan enquanto estou ajudando o Grêmio. Estávamos preocupados com a manifestação que havia nesta Casa, antes da cerimônia, por parte da União Geral dos Trabalhadores (UGT). E Bolzan nos mostrou como lidar com essas situações. Ele fez questão que a manifestação estivesse aqui dentro. Saiba que a nossa admiração por ti, presidente, só vai crescendo”, referenciou Kevin.

Homenageado

Bolzan ressaltou a importância de receber tamanha honraria. “Acredito que os gestos, as pessoas, as atitudes e os vínculos verdadeiros que criamos se perpetuam ao longo do tempo. Aos meus familiares, minha esposa, minha mãe, minha sogra, meus irmãos, irmãs, minha tia, meus filhos Gabriele e Romildo Neto, lhes agradeço de coração também. A vida da gente é feita de decisões e atitudes. Ninguém chega ao reconhecimento sem posições. Agradeço também a presença dos sócios do clube, da torcida e de todos que ajudam a fazer nosso Grêmio crescer. O Grêmio está acima de todos nós”, enfatizou Bolzan.

O homenageado, que atualmente reside na cidade de Osório, tem adoração pela capital gaúcha desde pequeno. “Hoje pela tarde, depois de retornar de São Paulo, liguei para minha mãe perguntando a ela algumas circunstâncias do meu nascimento. Eu tive o pré-natal e acompanhamento realizados em Osório, mas eu nasci em Porto Alegre. Mas depois meu destino me trouxe à Porto Alegre. Uma posição que aqui foi muito difícil de ser tomada. Eu cheguei fazendo o que faço, abrindo mão de sustento pessoal porque tenho atrás de mim uma enorme retaguarda da minha esposa e filhos. Vera, minha esposa, não é apenas uma sustentação pessoal e amorosa, mas formamos em nossas vidas uma absoluta sintonia de compreensão”, concluiu o homenageado.

Currículo

Romildo Bolzan Júnior nasceu em 13 de março de 1960, na cidade de Osório. Desde muito cedo, já tinha envolvimento com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, ao qual se associou em 1963, completando, atualmente, 52 anos como sócio.

Em 1982, Bolzan graduou-se em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), passando a constituir banca de advocacia nas cidades do litoral do Estado. Ainda na década de 1980 iniciou trajetória na política, sendo eleito vereador de Osório em 1982. Em 1988, tornou-se vice-prefeito naquela cidade e, em 1992, elegeu-se prefeito de Osório, cargo que ocupou novamente entre 2005 e 2012. Deixou a prefeitura com a aprovação de 93% da população.

Vídeo

O Gabinete do vereador Dinho, juntamente com os familiares de Bolzan, produziram um vídeo surpresa com os melhores momentos do homenageado.

Também estiveram presentes o representante do Ministério Público do RS, procurador de Justiça Cesar Luis de Araújo Faccioli; o secretário municipal de Administração, Paulo Guimarães; o presidente do Tribunal de Contas do RS, Marco Peixoto; o senador Lasier Martins; e o representante do Conselho de Cidadãos Honorários, Salim Sessim Paulo, além dos vereadores Márcio Bins Ely (PDT), Valter Nagelstein (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM), Mendes Ribeiro (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB), Mauro Zacher (PDT) e João Bosco Vaz (PDT).

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)