Rua no Campo Novo se chamará Nilo Feijó
O vereador Delegado Cleiton protocolou, nesta terça-feira (18/10), o projeto de lei que denomina Rua Nilo Alberto Feijó um logradouro no bairro Campo Novo, na Zona Sul de Porto Alegre.
Ícone da cultura afro-gaúcha, Seu Nilo, como era conhecido, nasceu em 21 de junho de 1933, em Porto Alegre, e morreu em 5 de janeiro deste ano. Deixou três filhos: Nilo Alberto, Paulo Ricardo e Ana Lúcia.
Foi compositor de sambas de enredo e marchas de carnaval, tendo entre suas composições temas de escolas samba, tribos, entidades e agremiações como a Acadêmicos da Orgia, Imperadores do Samba, Trevo de Ouro, Embaixadores do Ritmo, Tupinambás. Também atuou como jurado dos desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre, produtor musical e diretor de harmonia. Era ainda bancário aposentado da Caixa Federal.
À época de sua morte, era Presidente da Associação Satélite Prontidão, entidade centenária criada em 1902 por ex-escravos, da qual fez parte por mais de duas décadas. Presidiu também o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul – Codene e foi membro do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro de Porto Alegre.
Texto: Isabela Soares