Salão de Artes Plásticas começa nesta terça-feira
Os seis artistas premiados serão conhecidos na cerimônia de abertura
A Câmara Municipal de Porto Alegre abrirá, na noite desta terça-feira (6/9), seu 21º Salão de Artes Plásticas. Na cerimônia, que começa às 19 horas, no Plenário Ana Terra, serão conhecidos os seis premiados no evento, promovido pela Casa e com apoio do restaurante Atelier de Massas. Nesta edição, foram selecionadas 37 obras de 22 artistas visuais gaúchos ou residentes no Estado, dos quais um receberá o Prêmio Aquisição (de R$ 8 mil) e outros cinco serão agraciados com Prêmios de Incentivo à Criatividade (de R$ 2 mil cada). A data de abertura do Salão marca os 243 anos do Legislativo da Capital.
A seleção para o Salão foi feita pela comissão formada pelos artistas Anete Abarno, Renato Garcia e Jorge Luis Portanova. Eles analisaram os 144 portfólios inscritos, dos quais 30 foram pré-selecionados para concorrer à etapa final de seleção e à premiação, chegando aos 22 artistas selecionados. Na avaliação dos trabalhos, os jurados levaram em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.
Visitação e história
O 21º Salão de Artes Plásticas poderá ser visitado de 6 de setembro até 7 de outubro nos espaços de exposição da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 8 às 18 horas, de segundas a sextas-feiras, com entrada gratuita. Nos feriados de 7 e 20 de setembro, não haverá visitação. Informações: (51) 3220-4318.
Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas gaúchos, funcionou até 1960, sendo reativado em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países. É realizado a cada dois anos, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do Rio Grande do Sul.
Os jurados
Anete Abarno - Nasceu em Porto Alegre, em 1953, graduou-se no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 1976. Professora, curadora e designer gráfica e de exposições. De 1980 a 2003, foi instrutora no Atelier Livre da Prefeitura. De 2010 a 2016, coordenou a área de Artes Plásticas da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Entre outros prêmios, conquistou o 1º lugar do Prêmio Phillips de Arte, em 1994, com exposição no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Participou de mostras no Brasil e no exterior, tem diversas publicações e obras em acervo no Museu D’Art de Girona (Espanha), no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e na Pinacoteca Aldo Locatelli, de Porto Alegre. Trabalha e reside na capital gaúcha.
Renato Garcia – Nasceu em Santana do Livramento (RS) em 1965. Graduou-se em Desenho pela Ufrgs, onde também concluiu o Mestrado em Poéticas Visuais com a tese Encontros entre o Desenho e a Escultura. Participou de diversas exposições, entre elas Economia da Montagem, em 2012, no Margs, e Correndo o Risco III, em 2012, no Museu do Trabalho. Atualmente é instrutor de desenho no Atelier Livre de Porto Alegre e professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
Jorge Luis Portanova – Nasceu em Porto Alegre em 1952. Graduou-se em Arquitetura pela Ufrgs, e Pintura, no Instituto de Artes da mesma universidade. Atuou como desenhista na Prefeitura de Porto Alegre, onde também chefiou o Setor de Mostras e Exposições e as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta. Foi responsável pela organização e a curadoria de diversas mostras e exposições durante os 20 anos que esteve à frente dessas áreas, como o Salão de Artes da Cidade de Porto Alegre, o Salão de Desenho para Imprensa e o Festival de Artes da Cidade. Foi ainda o responsável pela concepção de espaços como a Galeria Iberê Camargo, as salas de exposição do Paço Municipal e o projeto do Acervo Artístico, onde se localizam as pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta hoje.
Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)