Sessão solene

Saul Calvete recebe o título de Cidadão de Porto Alegre

Vereador Airto Ferronato (c) entregou o título de Cidadão a Calvete Foto: Matheus Piccini/CMPA
Vereador Airto Ferronato (c) entregou o título de Cidadão a Calvete Foto: Matheus Piccini/CMPA (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta terça-feira (19/4), sessão solene no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho para conceder o Título de Cidadão de Porto Alegre ao advogado Saul de Mello Calvete. Considerado referência pela sua destacada trajetória humanista, solidária e social na busca da evolução do direito do trabalho, o homenageado nasceu em Santa Vitória do Palmar em 3 de março de 1935. É casado com Lady da Silva Calvete e tem quatro filhos e seis netos. A proposição é de autoria do vereador Airto Ferronato (PSB). 
 
Ferronato presidiu a sessão solene, destacando a grande lição de vida embasada na figura de Saul, que segue os ensinamentos e valores da liberdade e superação, rompendo barreiras e conquistando resultados. “Eu quero aqui reconhecer a vida do nosso homenageado. Calvete lutou pela evolução e pelas conquistas sociais no direito do trabalho em nossa Cidade e no Estado do Rio Grande do Sul. É um homem com grandes potencialidades. Ele tem uma capacidade de transcender e de viver, de cuidar de si mesmo e dos outros, superando todos os determinismos biológicos e temporais”, disse o vereador, salientando que conhece o amigo há algumas décadas e o admira profundamente pela sua militância em prol das causas sociais de Porto Alegre.

Homenageado

Saul Calvete reiterou a sua imensa satisfação em receber a distinção. “Já me sinto cidadão de Porto Alegre por honrar a cidade onde vivo e escolhi para constituir a minha família. É aqui que eu quero permanecer, com a minha esposa e companheira de muitas lutas, Lady, e meus quatro filhos que são cidadãos dignos de nascimento e de coração”, observou Saul.

“Tenho certeza de que eu não envergonharei o Conselho dos Cidadãos Honorários. Minha alma agora se curva diante desta Câmara. Por tantos e tantos anos, eu vi aqui legislar o meu querido primo, que foi vereador desta cidade, Vilson Calvete Arruda. Eu procuro aleitar no meu cérebro o agradecimento que quero fazer. Mas só posso dizer: Obrigado. Obrigado a esta Câmara de Vereadores de Porto Alegre”, finalizou o advogado.

Trajetória profissional

Filho de Saúl Oliveira Calvete e de Eliodina de Mello Calvete, começou sua primeira atividade profissional como propagandista de produtos farmacêuticos, enquanto estudava direito. Em março de 1964, formou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Calvete, mesmo consolidando um importante e reconhecido escritório de advocacia trabalhista na cidade, teve participação em diferentes atividades de classe, tais como: secretário da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul; fundador e 1º presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Especialistas em Direito do Trabalho, hoje Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas do Rio Grande do Sul; fundador e conselheiro da Associação de Advogados Trabalhistas do Estado do Rio Grande do Sul.

Desde 1963, atuou como advogado junto ao Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, de Mármores e Granitos, Olaria, Cimento, Cal e Gesso, Ladrilhos Hidráulicos e Produtos de Cimento e Cerâmica para Construção Civil de Porto Alegre.

Calvete também prestou serviços às seguintes entidades classistas: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Fabricação e Distribuição em Panificação e Confeitaria (padeiros e confeiteiros), Massas Alimentícias e Biscoitos, Produtos de Cacau e Balas, Laticínios e Produtos Derivados, Torrefação e Moagem de Café, Doces e Conservas Alimentícias e do Mate, de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Parobé, Porto Alegre, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão; Sindicato dos Empregados em Empresas de Seguros Privados e Capitalização e de Agentes Autônomos de Seguros Privados e de Crédito no Estado do Rio Grande do Sul; no Sindicato dos Empregados em Empresas de Turismo de Porto Alegre; Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas, Assistenciais e Filantrópicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sinbraf); Associação dos Funcionários da Companhia Estadual de Energia Elétrica; Sindicato dos Oficiais Marceneiros e Trabalhadores nas Indústrias de Serrarias e de Móveis de Madeira, Junco, Vime e de Vassouras, Escovas e Pincéis, Cortinados e Estofos de Porto Alegre; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Couro de São Leopoldo; Sindicato dos Oficiais Eletricistas de Porto Alegre; Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Portuários de Porto Alegre; Sindicato dos Propagandistas, Propagandistas-Vendedores e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Porto Alegre; e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Rio Grande do Sul (Sindiágua).

Também estiveram presentes amigos e familiares do homenageado, além de autoridades como o procurador do município Heron Nunes Estrella, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, desembargador Alfredo Englert, e o vice-presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários, Salim Sessim Paulo.


Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)