Tribuna Popular

Sava representará Porto Alegre em competição náutica em São Paulo

Equipe gaúcha participa da Volta da Ilha de Santo Amaro com canoa havaiana.

Tribuna Popular com o Sava Clube (Sociedade Amigos da Vila Assunção). Na foto, Glauco Schutz, presidente do clube.
Presidente da Sava, Glauco Schultz, na tribuna da Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Porto Alegre e o Rio Grande do Sul deverão participar, pela primeira vez, de uma competição na modalidade canoa havaiana, a ser realizada no dia 10 de março, em São Paulo. A cidade será representada neste certame por canoístas da Sociedade Amigos da Vila Assunção (Sava). A informação foi trazida nesta quinta-feira (1/3) aos vereadores e vereadoras da Câmara Municipal da capital por Glauco Schultz, presidente da entidade, que ocupou a tribuna popular da sessão ordinária desta tarde.

A prova, a 15ª Volta da Ilha de Santo Amaro, tem sua largada em Santos, com percurso por Bertioga. “Nunca houve a participação de uma equipe gaúcha nesta competição”, destacou Schultz, e completou: “Vamos fazer história e deixar este marco registrado no Rio Grande do Sul”. Conforme explicou ao plenário, a disputa envolve equipes de nove remadores, dois quais seis na canoa havaiana e três em barco de apoio - equipe de revezamento -, e tem uma extensão total de 75 quilômetros.

Schultz destacou ainda que um dos grandes desafios é a preparação dos remadores, tendo em vista que o percurso tem um trecho feito em 40 km de mar aberto, além de passagens pelo porto de Santos e em área de mangue. “Esta é considerada a prova mais longa em canoa havaiana”, disse ainda o presidente da Sava. A modalidade, como igualmente explicou ele, surgiu há mais de três mil anos em ilhas da polinésia, e vem ganhando destaque entre os esportes náuticos do Brasil, especialmente nos últimos anos.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)