Comparecimento

Secretários defendem nova área para Ospa

Moesch apóia projeto que define nova área para o Teatro da Ospa  Foto: Caroline da Fé
Moesch apóia projeto que define nova área para o Teatro da Ospa Foto: Caroline da Fé

Representantes do Executivo compareceram na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (13/11) para esclarecer sobre o projeto de lei que define nova localização para o Teatro da Ospa. A proposta da Prefeitura prevê a concessão de cinco mil metros quadrados para construção do equipamento em área pública na confluência das Avenidas Loureiro da Silva e Edvaldo Pereira Paiva. 

Conforme o arquiteto Marcelo Allet, da Secretaria de Planejamento Municipal, o espaço foi escolhido entre oito alternativas, com base em critérios como acessibilidade local e metropolitana, potencial de atividades turísticas e zoneamento estratégico, além da valorização da orla. Allet assinalou ainda que a área permite a execução de estacionamento ao ar livre, o que diminuiria o custo e viabilizaria mais facilmente o empreendimento. “A vantagem é que o próprio é municipal e isenta qualquer entrave”.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Beto Moesch, trata-se de um projeto “aceitável”, por considerar uma área verde sem uso, que poderá ser valorizada pelo empreendimento. “Nós temos 15 terminais em praças e é algo semelhante ao que estamos tratando. Temos é que disciplinar”. O secretário destacou, contudo, que a inexistência de impedimento se restringe, no momento, ao ponto de vista de projetos para praças e parques. “Não se trata de licença ambiental, quando serão tratadas outras questões”, assinalou. 

Secretária do Planejamento, Rosane Zottis Almeida disse que o projeto resultou da sensibilização do Executivo quanto à busca para o novo espaço da Ospa, tendo em vista o impedimento para a construção na área do Shopping Total. Para ela, um dos pontos positivos é a “qualificação da cidade” a partir da instalação do teatro no eixo da orla.

Manifestaram-se sobre o projeto os vereadores Adeli Sell (PT), Carlos Comasseto (PT), Márcio Bins Ely (PDT), Sofia Cavedon (PT), Carlos Todeschini (PT), Ismael Heinen (PFL), Clênia Maranhão (PPS), Haroldo de Souza (PMDB), João Dib (PP), Raul Carrion (PCdoB) e Maristela Maffei (PSB).
A discussão foi acompanhada pelo presidente da Ospa, Ivo Nesralla.

Andréia Bueno (reg. prof. 8148)

Leia mais sobre o assunto em:
Novos projetos em tramitação
Ospa sugere plebiscito para novo local do teatro
Concessão de área para a Ospa começa a ser discutida