Inquérito

Secretários Municipais devem ser ouvidos na CPI Ronaldinho

Mauro Pinheiro encaminhou os requerimentos na manhã desta quinta Foto: Leonardo Contursi
Mauro Pinheiro encaminhou os requerimentos na manhã desta quinta Foto: Leonardo Contursi

Na manhã desta quinta-feira (3/5), durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas irregularidades na parceria entre a prefeitura da Capital e o Instituto Ronaldinho Gaúcho, os vereadores aprovaram quatro requerimentos que convocam secretários municipais para depor.

 A autoria dos pedidos é do relator da CPI, vereador Waldir Canal (PRB). Os secretários de Coordenação Política e Governaça Local, Cézar Busatto; da Fazenda, Roberto Bertoncini; da Educação, Cleci Jurach; e o procurador-geral do Município, João Batista Link Figueira, serão chamados.

Além deles, foram aprovados pela Comissão, três requerimentos que solicitam cópias de documentos dos processos da Procempa para aquisição de materiais para o Instituto Ronaldinho e cópia da prestação de contas feita por esta mesma entidade. O requerimento que pedia os recursos e as prestações de contas dos convênios estabelecidos entre a prefeitura e ONGs foi rejeitado pelo plenário.

Assis Moreira

O presidente da Comissão, vereador Mauro Pinheiro (PT), informou também que o advogado de Roberto Assis Moreira, convocado para comparecer à CPI na semana passada, disse que Moreira está apto para vir à Porto Alegre desde que receba em sua casa a convocação oficial da Câmara. Moreira reside atualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Outros requerimentos propostos pelos parlamentares na sessão de hoje não puderam ser votados por falta de quórum. Estiveram presentes os vereadores: Carlos Todeschini (PT), DJ Cassiá (PTB), Elias Vidal (Sem partido), João Antonio Dib (PP), Márcio Bins Ely (PDT), Paulinho Rubem Berta (PPS), Pedro Ruas (PSOL), Professor Garcia (PMDB), Sofia Cavedon (PT) e Tarciso Flecha Negra (PSD).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)