Segurança Pública

Segurança é prioridade na Serraria

O vereador Delegado Cleiton abordou, em pronunciamento na tribuna da Câmara de Porto Alegre, a situação no bairro Serraria, na Zona Sul de Porto Alegre durante a sessão plenária de quarta-feira (23/11).

Vereador Delegado Cleiton na tribuna do plenário
Vereador Delegado Cleiton na tribuna do plenário (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

O parlamentar afirmou estar indignado, após ter conhecimento de que uma família precisou ser escoltada para sair de seu bairro, largando toda a sua história dentro da sua comunidade (escola, centro de saúde, armazém da esquina, amigos, time de futebol), porque o tráfico exigiu.

"Tenho visto, com frequência, o nome do bairro Serraria nos jornais, falando sobre a disputa do tráfico. Da tomada do tráfico naquele local", disse.  "Apesar do tráfico estar disseminado em outros bairros da cidade como Mário Quintana, Beco do Adelar, Morro Santana, a Serraria, até bem pouco tempo, era um bairro pacífico. Era possível jogar futebol, pescar, e subir em suas ruelas para jogar bolita, soltar pipa", completou, lamentando a dificuldade para percorrer as belezas deste bairro da Zona Sul de Porto Alegre.

Segundo o parlamentar, apesar das barreiras da Brigada Militar reforçadas pelo Exército, em função dos dois quarteis nas proximidades, é preciso incrementar a segurança no local. "Mesmo com as dificuldades de um pacotaço, mesmo com as dificuldades das polícias prestes a perderem direitos, peço que continuem trabalhando com afinco. Que os governos tenham sensibilidade para defender esses trabalhadores que moram na região e que limpem o bairro Serraria."

Para o Delegado, é preciso que se limpem todas as trincheiras do tráfico em Porto Alegre.  "Não podemos permitir que marginais tomem espaços como estão tomando em Porto Alegre. Que marginais tomem casas, como na Restinga, para fazer delas QG do tráfico. Metam o pé na porta desta gente", defendeu. "Quem não tem respeito com a vida não pode receber respeito da polícia. Metam o pé na porta."

Texto: Isabela Soares