Evento

Semana discute exploração sexual de crianças e adolescentes

Imagem do filme Canto de Cicatriz Foto: Ramon Fernandes
Imagem do filme Canto de Cicatriz Foto: Ramon Fernandes

A Câmara Municipal promove, entre os dias 18 e 23 de maio, a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes. Esse evento foi instituido em lei por proposta da atual presidente do Legislativo porto-alegrense, vereadora Maria Celeste (PT). "A violência, o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, infelizmente, ainda é um problema acentuado na sociedade", destaca Celeste. Essa semana tem como objetivo mobilizar e envolver órgãos públicos e sociedade civil no enfrentamento à violência sexual que atinge a população dessa faixa etária.

Conforme a programação, na sexta-feira (18/5) será realizado ato-show denominado Porto Alegre Diz Não à Violência e Exploração Sexual , a partir das 10h, no estacionamento do Porto Seco, na Avenida Plínio Kroeff, 1610. O evento tem o apoio da Câmara Municipal junto com a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, a Associação dos Proprietários e Usuários do Porto Seco (APS), os conselhos municipal e estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e movimentos sociais.

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00. A data lembra o 18 de maio de 1973, quando em Vitória, Espírito Santo, uma menina de apenas oito anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. O crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

Na quarta-feira da próxima semana (23/5), a partir das 19h, haverá a projeção do documentário Canto de Cicatriz. Com 37 minutos de duração, roteiro e direção de Laís Chaffe, o filme aborda a violência sexual contra meninas. Realizado pela Atena Produções, o o filme tem patrocínio do Coletivo Feminino Plural, da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar) e da Kinder not Hilfe, com apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, RBS TV, TV Assembléia e Bona Propaganda.

Após a exibição, será realizada mesa-redonda com os seguintes painéis: A Atuação do Centro de Referência à Vítimas de Violência (CRVV), com Helena de Castilhos – assistente social; Conclusões do Relatório da Frente Nacional Parlamentar de Combate à Violência e Exploração Sexual, com Márcia Santana - assistente social e assessora da deputada federal Maria do Rosário (PT); A experiência de Canto de Cicatriz na prevenção à violência contra a criança, com Laís Chaffe, diretora do filme; e o Papel dos Conselhos Tutelares no combate à violência, com Elisandro Sabino – coordenador dos conselhos tutelares de Porto Alegre. As atividades terão por local o Plenário Ana Terra, com entrada franca. Informações pelo telefone 3220-4187.

A Câmara Municipal está localizada na Avenida Loureiro da Silva, 255, com horário de funcionamento das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras.  

Alessandra Obem (reg. prof. 6784)