Semapi/RS denuncia demissões na Emater
O diretor do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (Semapi/RS), Paulo Sérgio Mendes Filho, utilizou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta segunda-feira (24/9). Na oportunidade, denunciou problemas que o sindicato vem vivenciando em relação a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RGS ( Emater/RS).
Segundo Mendes, houve um desmonte na área de extensão rural da Emater, com as demissões anunciadas pelo governo do Estado. "Já foram feitas inúmeras tentativas de conversa com a governadora Yeda, mas, até o presente, não obtivemos sucesso".
Para Mendes, as demissões ocorreram de forma discriminatória, e muitas famílias estão sendo prejudicadas por ficarem sem recursos. "Muitos destes funcionários tinha esse emprego como seu primeiro trabalho, e imaginavam se aposentar, agora, estão preocupados com seu futuro", disse.
O diretor do Sindicato solicitou aos vereadores que algumas iniciativas sejam adotadas e sugeriu, entre elas, adesão à compromisso de estancar o processo de demissão; a realização imediata de processo de seleção para reconstrução do quadro de extensão rural da Emater/RS; e o aumento de verba orçamentária. "Só assim os trabalhadores poderão realizar suas tarefas, não deixando que ocorra desmonte na extensão rural do Estado".
Por suas bancadas manifestaram-se os vereadores Carlos Todeschini (PT), José Ismael Heinen (Dem), Luiz Braz (PSDB), Sebastião Mello (PMDB) e João Antonio Dib (PP).
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)