Cultura

Seminário e exposição lembrarão Sandra Pesavento

GT reuniu-se no Memorial da Câmara  Foto: Fernanda Westerhofer
GT reuniu-se no Memorial da Câmara Foto: Fernanda Westerhofer

O Memorial da Câmara Municipal recebeu, nesta segunda-feira (23/5), integrantes do Grupo de Trabalho (GT) História Cultural da Associação Nacional de Profissionais de História/Seção RS (Anpuh/RS) para discutir detalhes da programação a ser realizada em agosto em homenagem à historiadora Sandra Pesavento. A atividade marcará a passagem do terceiro ano da morte da pesquisadora, ocorrida em 29 de março de 2009, valorizando  sua contribuição para a historiografia gaúcha.

O evento tem parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, o Memorial do Judiciário e a Unilassalle, entre outras instituições, e prevê a realização de  seminário e exposição no Memorial do Judiciário.  "Queremos focar na produção acadêmica, nada de sentimentalismo, apesar de Sandra ter sido uma pessoa muito afetiva", afirmou a coordenadora do GT, Nadia Maria Weber Santos. "Sandra orientou uma geração de historiadores e trouxe de seu doutorado, ainda nos anos 80, a contribuição de autores fundamentais como E.P. Thompsone e M. Foucault", disse o chefe do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos.

Na reunião, segundo Barcellos, ficou acertado que a Câmara cederá para o evento a mostra Sandra Pesavento: 40 anos de Pesquisa, pertencente ao acervo de exposições itinerantes do Legislativo da Capital. Também participaram da reunião Felipe Paz, Maristela Bleggi Tomasi, Daniela Reis e Nifertiti Krzeminski, todos do GT.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)