INSTITUCIONAL

Servidores recebem capacitação sobre separação de resíduos

  • Capacitação sobre gestão de resíduos sólidos
    Patrícia Russo explicou aos servidores critérios para a gestão de resíduos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Capacitação sobre gestão de resíduos sólidos
    Grupo de Trabalho está remodelando a gestão interna de resíduos na Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Servidores, assessores parlamentares e a equipe de limpeza da Câmara participaram, na manhã desta sexta-feira (27/04), de capacitação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) sobre gestão de resíduos sólidos. O objetivo da ação, que integra estratégia do Grupo de Trabalho que está remodelando a gestão interna de resíduos, é sensibilizar para a correta separação e encaminhamento de resíduos no Legislativo.

A coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo, informou que, diariamente, são enviados para o Aterro Sanitário de Minas do Leão, que fica a 98 km de Porto Alegre, 1.700 toneladas de resíduos. Patrícia chamou a atenção para a grande quantidade de recicláveis e orgânicos compostáveis que percorrem este caminho, gerando ônus aos cofres públicos, ao invés de serem reaproveitados. Conforme a coordenadora, 61% da composição dos resíduos encaminhados para Minas do Leão são orgânicos compostáveis, 23% são recicláveis e apenas 16% são rejeitos e deveriam de fato ser encaminhados para destinação final. “Quando alguém joga uma garrafinha de água na lixeira de orgânico ou pela janela do carro, está jogando fora dinheiro e impedindo que as pessoas que fazem a triagem de resíduos em um dos 18 galpões da Capital tenham uma melhor qualidade de vida. Todos nós temos responsabilidade nesta cadeia.” 

De acordo com Patrícia, a gestão correta dos resíduos se reflete na redução de gastos administrativos e na redução de impactos ambientais negativos. Citou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305/10, que tem como diretriz primeiro a não geração, seguida da redução, da reutilização, da reciclagem e do tratamento para só então se pensar em destinação final. “O nosso papel é, minimamente, encaminhar os resíduos de forma correta.”

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)