Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

No período destinado às comunicações de Lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (4/11), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram os seguintes temas:

VIOLÊNCIA - Jussara Cony (PCdoB) falou sobre a Moção de Solidariedade às organizações feministas, a qual ela irá protocolar. "Os movimentos feministas são participativos e ativos nas organizações e devem ser respeitados." A vereadora afirmou que as mulheres têm muito a dizer sobre o que sofrem e o que sofreram em suas vidas de luta e dor. "Em muitos momentos na história da mulher não vimos este tipo de violência que estamos vendo agora contra elas." Jussara destacou que o acontecimento ocorrido na Feira do Livro de Porto Alegre, onde mulheres, segundo a vereadora, foram agredidas por policiais por motivos fúteis, é uma tática do machismo para imperar na sociedade. "Não vamos admitir atos como este e quero dizer que não passará impune nenhuma violência contra a mulher." (JD)

ECONOMIA - Cláudio Janta (SDD) falou sobre os indicadores da economia do Brasil. "Entre os pontos mais alarmantes está a pequena geração de emprego pelo país." O vereador destacou que os especialistas na área estão afirmando que este fato pode chegar a números piores no próximo ano, levando, segundo o vereador, muitos cidadãos a ficarem desempregados. "Este dado é preocupante, pois o país tem o seu PIB comprometido e vemos nos noticiários que este fato nada mais é do que a recessão do Estado brasileiro." Janta destacou que o governo abriu mão de investir na indústria nacional, gerando desemprego e queda na renda dos brasileiros. "E quem ganha dinheiro nesta história são apenas os bancos que lucram mais e mais bilhões", disse. (JD)   

TÍTULO - Airto Ferronato (PSB) destacou que Porto Alegre, recentemente, recebeu o título de Cidade Amiga do Idoso. "Isto é um fato que merece um registro todo especial por nós vereadores da Capital, pois isto quer dizer que a nossa cidade se preocupa com o envelhecimento ativo dos idosos." O vereador ressaltou que apresentou uma proposta de isenção do IPTU para aposentados de baixa renda e que ela foi aprovada pela Câmara Municipal. "Criamos também o Fundo do Idoso, que auxilia os mais velhos em suas empreitadas." Ferronato afirmou que apenas 35 cidades no mundo possuem o título de Cidade Amiga do Idoso e que todos os envolvidos merecem destaque por esta iniciativa. (JD)

SAÚDE - João Ezequiel (PSOL) falou sobre a saúde de Porto Alegre. "Precisamos dar uma atenção toda especial ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre e é necessário nós reivindicarmos que a construção entorno do hospital seja concluída o quanto antes possível." O vereador destacou que os pacientes que adentram ao HPS estão sendo prejudicados pela falta de apoio e incentivo da prefeitura para terminar a obra que lá está sendo feita. "Os funcionários estão trabalhando de forma precária e sem efetivo e o que nós queremos é que a prefeitura atenda a população da Capital de forma digna e como ela merece", destacou. Ezequiel pediu o apoio dos vereadores para que sejam chamados os aprovados no concurso para o HPS e destacou que a luta por uma saúde de qualidade continua. (JD) 

ECONOMIA II - Engenheiro Comassetto (PT) falou sobre a economia brasileira. "Que crise é esta que o Brasil exporta e deixa na balança comercial cerca de R$ 12 bilhões positivos?" Segundo Comassetto, pessoas sem conhecimento discursam sem patriotismo, criando uma falsa polêmica da crise, que ele classificou de exagerada pela mídia. "Acreditamos no Brasil e vamos lutar contra os derrotistas. A balança nos mostra a situação atual, que eu acredito ser positiva." (CPA)

VIOLÊNCIA II - Sofia Cavedon (PT) citou o combate a violência contra a mulher, em Porto Alegre. "Um movimento cultural, onde jovens meninas que estavam ensaiando foram abordadas por policiais de forma violenta, que usaram da força, ameaça e racismo." Sofia destacou que é essencial que todas as classes e movimentos unam-se contra o caso, através de passeatas e intervenções. "Os órgãos de segurança não podem abordar de forma violenta pessoas indefesas, apenas pelo fato de serem mulheres." A vereadora citou a importância de investigações assíduas, para entender o fato e punir os policiais responsáveis. (CPA)

HOMENAGEM - Mônica Leal (PP) homenageou a Guarda Municipal pelos 123 anos de sua criação. "Parabéns aos guardas municipais que trabalham zelando pelo bem dos cidadãos e patrimônio público." Mônica destacou, que estes profissionais estão espalhados por cerca de dez áreas geográficas, sendo que deste número 36 são mulheres. "É de grande importância este reconhecimento a profissionais que dedicam-se todos os dias em preservar a segurança da população." Ao finalizar, Mônica citou a polêmica envolvendo policiais na Capital e destacou: "Não devemos de forma alguma realizar um juízo apressado. Devemos também ouvir o lado da Polícia Militar." (CPA)

ZELOTES - Dizendo sentir soprar ventos vindos de Brasília, Idenir Cecchim (PMDB) decidiu atender a um pedido do colega Alberto Kopittke (PT) e discursou sobre a Operação Zelotes. Cecchim garantiu que, assim como critica corruptos vinculados ao PT, não é menos incisivo quando o tema em pauta são os empresários que sonegam impostos. "Eles também estão desviando dinheiro público.". Para Cecchim, o saldo das operações Zelotes e Lava-Jato é que um cerco está se fechando contra o ex-presidente Lula (PT). "Todas as direções vão para o mesmo caminho: São Bernardo do Campo", assegurou. (CV)

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Caio Venâncio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)