Câmara faz sessão para homenagear as mães
A Câmara Municipal de Porto Alegre, atendendo a proposição do vereador João Antonio Dib (PP), realizou na tarde desta terça-feira (4/5) sessão solene em homenagem ao Dia das Mães. Em sua manifestação, o vereador disse que há 37 anos o Legislativo Municipal registra a data. Lembrou que em maio de 1973 a Câmara realizou pela primeira vez a homenagem e que todos os vereadores que tinham mães vivas as trouxeram para que fossem homenageadas com rosas de prata, oferecidas pela Casa. Foi muito bonito, até hoje me lembro disso.
Dib, lembrou que Ana Jarvis, no estado da Virgínia Ocidental, iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. O vereador disse também que o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918, por iniciativa de Eula Long. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data por decreto, no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica. Em 2009, por iniciativa do vereador Dib, o Dia das Mães passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Porto Alegre.
O frei capuchinho Adelino Pilonetto da Igreja Santo Antônio, representando a Igreja Católica, o rabino Mendel Liberow, representante da Federação Israelita, o pastor Douglas Wehmuth da Paróquia São Matheus da Igreja Evangélica Luterana, da Comunidade Evangélica, e Roco Anônio Rimolo, presidente da Associação Cristã de Moços (ACM), fizeram reflexões sobre a data e finalizaram com uma benção ecumênica. Na homenagem, foi executada a música Fico Assim Sem Você, de Adriana Calcanhoto, interpretada por Gabriel de Sá Leite .
A cerimônia foi presidida por Dib. Também prestigiaram a homenagem,o vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB), presidentes de Clubes de Mães e alunos da ACM.
Histórico da data
Em 1905, Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. O objetivo era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Durante três anos seguidos, Ana lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)