Câmara faz sessão para homenagear as mães
A Câmara Municipal de Porto Alegre, atendendo a proposição do vereador João Antonio Dib (PP), realizou na tarde desta terça-feira (5/5) sessão solene em homenagem ao Dias das Mães. Agora, lembrou Dib, lei de sua autoria fez com que a data de homenegam ao Dia das Mães integre o calenário oficial de eventos de Porto Alegre.
Em sua manifestação, o vereador disse que há 37 anos o Legislativo Municipal registra esta data. Lembrou que em maio de 1977 a Câmara realizou pela primeira vez a homenagem e que todos os vereadores que tinham mães vivas as trouxeram para que fossem homenageadas com rosas de prata, oferecidas pela Casa. Foi muito bonito, até hoje me lembro disso.
A vereadora Maria Celeste (PT), que falou em nome da Mesa Diretora, lembrou que o Dia das Mães tem sua origem de fato no princípio do século XX, quando a jovem americana Anna Jarvis decidiu homenagear sua mãe já falecida. A homenagem com o tempo acabou sendo estendida a todas as mães vivas ou mortas. E a comemoração se alastrou pelos Estados Unidos. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson", destacou.
Celeste lembrou que no Brasil a primeira comemoração ao Dia das Mães foi celebrada em 1918, no segundo domingo de maio, e oficializado por decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Dia de homenagear as mães guerreiras da nossa cidade, ressaltou.
O frei capuchinho Achylles Chiappin, da Igreja Santo Antônio do Partenom, o rabino Mendel Liberow, representante da Comunidade Israelita, o pastor Douglas Wehmth, da Comunidade Evangélica, e Zolair Trindade de Oliveira, secretário-geral da Associação Cristã de Moços (ACM), fizeram reflexões sobre a data e finalizaram com uma benção ecumênica. Na homenagem, foram executadas as músicas Eu sonhei que tu estavas tão linda e Mamma, interpretadas por José Jerônimo e, ao teclado, por Antônio Celso Ferreira.
A cerimônia foi presidida por Dib. Também prestigiaram a homenagem, além de Maria Celeste (PT), Valter Nagelstein (PMDB), Toni Proença (PPS) e autoridades.
Regina Tubino Pereira (ref. prof. 5607)