Sessão Solene

Claudia Bartelle recebe o diploma de Honra ao Mérito

Sessao Solene de outorga do diploma de Honra ao Mérito a Claudia Nubia Warken Bartelle.
Claudia e Mônica exibem o diploma concedido pela Câmara (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (27/9) o diploma de Honra ao Mérito à psicóloga e influenciadora Claudia Nubia Warken Bartelle. A distinção, proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha sob a presidência do vereador Idenir Cecchim (MDB).

Mônica observou que a homenagem de hoje é um momento de agradecimento e reocnhecimento, pois o diploma de Honra ao Mérito é entregue apenas a personalidades que se destacam na comunidade porto-alegrense. "Claudia é alguém especial, coerente, linda e elegante, que faz a diferença na sociedade, com sua postura, altruísmo, carisma e disponibilidade." Destacou que a homenageada é ligada há anos ao voluntariado, tendo criado um brechó solidário que, apenas em 2022, arrecadou R$ 720 mil, doados à Casa de Apoio Madre Ana. "Esta homenagem é um incentivo a quem se espelha em pessoas como Claudia, que constroem a cultura da solidariedade em nossa sociedade."

Claudia disse que este diploma recebido da Câmara não é apenas para sua pessoa mas à causa que representa para a comunidade porto-alegrense. Ao lembrar de sua luta contra o câncer, disse que 2021 foi o melhor ano da sua vida, pois através da doença se aproximou do lado mais humano das pessoas que a seguiam. "Pude me despir da imagem romantizada que muitos tinham de mim e mostrar que estava ali com eles. E hoje posso me apresentar como uma sobrevivente do câncer." Acrescentou que o brechó solidário é um trabalho que a enche de orgulho, pois lhe permite destinar recursos a instituições como a Casa Madre Ana, que atende pessoas em tratamento da doença.

História

Natural de Novo Hamburgo/RS, Claudia Bartelle é nacionalmente conhecida por expressar suas opiniões e preferências sobre moda e comportamento, sempre destacando a importância do trabalho social. Em 2021, compartilhou com mais de 380 mil seguidoras sua experiência com o câncer de mama e o tratamento com a quimioterapia. Em suas mensagens pautava em informar sobre os cuidados com a doença, os exames preventivos e principalmente primou pelo apoio às mulheres que igualmente passavam pelo mesmo momento.

O bazar beneficente organizado por ela é um destaque entre suas suas ações solidárias. Em 13 de junho de 2018, realizou a primeira edição de seu bazar beneficente. Na edição mais recente, de junho de 2022, o evento arrecadou R$ 720 mil, destinados à Casa de Apoio Madre Ana. Foram mais de 6 mil produtos vendidos para cerca de 1.500 pessoas que passaram pelo local.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)