SESSÃO SOLENE

Shana Müller recebe Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva

  • Sessão Solene de outorga do Prêmio Glaucus Saraiva a Shana Müller. Na foto, a homenageada
    Shana Müller (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Prêmio Glaucus Saraiva a Shana Müller.
    Vereadora Lourdes Sprenger (MDB), Shana Müller e Bins Ely na cerimônia de hoje à noite (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A cantora tradicionalista e apresentadora Shana Müller recebeu, durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (18/11), o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva, concedido anualmente pela Câmara Municipal de Porto Alegre.  A homenagem, proposta pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), contou com a participação de músicos, familiares e amigos. 

Na abertura da solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Bins Ely (PDT), destacou que o Prêmio é um reconhecimento a quem tem feito a diferença no tradicionalismo. “É uma homenagem de toda a cidade ao teu trabalho”, disse à artista. Falando da atuação de Shana no tradicionalismo, afirmou que a homenageada coloca a cultura gaúcha no patamar que a mesma merece.

Lourdes Sprenger frisou que a voz, o carisma, o conhecimento e o profissionalismo de Shana Müller “levam a mensagem da arte nativista a todas as querências, seja através da música, nos shows ou nas apresentações do programa Galpão Crioulo, da RBS TV, juntamente com Neto Fagundes”. “Ao homenagear a jornalista, intérprete, compositora e apresentadora Shana Goulart Müller com a outorga do Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva, eu, Lourdes Sprenger, a Câmara Municipal de Porto Alegre, assim como a nossa Capital, fazemos o reconhecimento à qualidade e à força da sua arte e tudo o que ela representa para nós que apreciamos a cultura e os talentos do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Citando os colegas de arte, a homenageada disse que cada um teve um papel muito importante na construção de sua história profissional. “Em qualquer profissão a gente procura referências, e é muito bom quando essas referências são pessoas generosas”, afirmou. “Gratidão é uma palavra que está na moda, mas que a gente tem que cultivar de verdade”, disse, referindo-se aos colegas de trabalho e amigos que contribuíram em sua trajetória.

“Quando a gente recebe um prêmio é uma oportunidade da gente parar um pouco e ver o que já fez e dar importância para o que a gente vai construindo e muitas vezes, na ânsia de trabalhar e fazer mais, não se dá conta”. Ao ler a lista das pessoas que já receberam o Prêmio Glaucus Saraiva, destacou que é apenas a segunda mulher a receber a honraria e destacou que é importante, principalmente no tradicionalismo gaúcho, o reconhecimento às mulheres. “Que isso possa servir de inspiração e de representatividade para tantas outras mulheres que precisam e merecem estar aqui”, afirmou. 

Prestigiaram a solenidade o esposo da homenageada, Juliano Chibiaque; os pais, Renato e Sandra; o irmão, Diego; os músicos Ernesto Fagundes, Loma, Luiz Carlos Borges, Marlene Pastro e Yuri Menezes; e a secretária estadual adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad.

Trajetória

Shana Müller atua na tradição gaúcha desde os oito anos de idade, tem seis discos lançados, tendo recebido por eles três Prêmios Açorianos de Música, além do Prêmio Petrobrás Cultural em 2011. Ao lado de Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Angelo Franco, lidera o projeto Buenas e M´espalho, com o qual lançou dois álbuns e um DVD, tendo recebido com esta formação, também, o Prêmio Açorianos de Música.

Como cantora, tem trabalhos realizados com inúmeros músicos gaúchos, como Wilson Paim, Luiz Carlos Borges, Loma, Yamandu Costa, Vinicius Brum e Victor Hugo. Como radialista formada pela FEPLAM e jornalista, formada pela PUC, trabalhou de 2000 a 2006 na Rádio Rural, do grupo RBS, onde exerceu as funções de coordenadora de jornalismo, apresentadora do programa Na Estrada dos Festivais e Revista Rural, além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.

Desde 2012, apresenta o Programa Galpão Crioulo na RBSTV, ao lado de Neto Fagundes, sendo a primeira mulher a ocupar tal posto. Como jornalista e apresentadora, atuou sempre dentro do cenário da cultura regional em veículos como Jornal do Nativismo, Rádio Rural e Zero Hora, onde foi colunista; além de ter apresentado na TVE o programa Galpão Nativo. Atualmente apresenta na Rádio Gaúcha o Programa Galpão Crioulo. Seu mais recente trabalho musical é o álbum digital “Canções Guardadas”, lançado durante o ano de 2020 e a pandemia de Covid19. 

 

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)