Cultura

Show do Cartolas é atração deste final de semana na TV Câmara

Banda Cartolas é atração da Mostra Glênio Peres
Show do grupo terá transmissão da TV Câmara sábado e domingo (Foto: DED Studio / Divulgação CMPA

O espetáculo musical "Cartolas" será a atração deste final da semana da Mostra de Artes Teatro Glênio Peres On-line 2020 da Câmara Municipal de Porto Alegre. As exibições pela TV Câmara serão sábado (26/12), às 17h, nos canais 16 da Net e 11.3 da TV aberta e no Youtube; e domingo (27/12), às 13h, no canal 11.3 da TV aberta e no Youtube.

A banda Cartolas destacou-se na mídia nacional quando ganhou o festival “Claro Q é Rock”, em 2005.  No ano seguinte gravou seu primeiro disco, “Original de Fábrica”, produzido pelo talentoso produtor Carlos Eduardo Miranda. O disco rendeu para a banda o Prêmio Açorianos de Música 2007 na categoria melhor disco pop, além das indicações de melhor instrumentista e melhor vocalista. Em 2010, a banda ganhou o prêmio de melhor videoclipe no Curta Santos - festival de curtas-metragens - com a música ‘Partido em Franja’, e foi indicada ao Prêmio Açorianos de Música 2010 com o seu segundo disco, ‘Quase Certeza Absoluta’, nas categorias melhor disco pop e melhor compositor (André Silveira). 

Além dos prêmios e conquistas, a banda esteve nos principais festivais do Brasil, entre eles Universo Parallelo, Morrostock, Pepsi Twistland, Planeta Atlântida. Em 2011 abriu o show do lendário músico Eric Clapton, onde tocou para mais de 20 mil pessoas, em Porto Alegre. Em 2013, lançou seu terceiro álbum, ‘Apavorando o Flashdance’. Excursionou pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Uruguai e Argentina. Em 2016, lançou o disco ‘Cartolas IV’, em Porto Alegre, lotando o famoso Bar Opinião.

Cartolas são Christiano Todt (guitarra), Dé Silveira (guitarra, violão e voz), Deluce (voz), Dyego Gheller (baixo e voz) e Lucas Giorgetta (bateria e voz).

On-line

A decisão de manter a atividade cultural do Teatro Glênio Peres neste ano mesmo durante a pandemia foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara em setembro. Os espetáculos, gravados no teatro e exibidos apenas pela TV Câmara, são projetos que ficaram na suplência da Mostra realizada no ano passado. Todas as propostas foram analisadas, naquela ocasião, por uma comissão de seleção formada por jurados contratados e julgados com base na sua qualidade artística, histórico e currículo dos grupos ou artistas solo. Cada espetáculo recebe verba de R$ 14,5 mil (grupo de artistas) ou R$ 8,5 mil (artista solo).  

Texto

Assessoria de Imprensa CMPA

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)