Plenário

Show marca inclusão do Dia do Rock no calendário oficial

Duda Calvin e músicos se apresentaram no saguão do plenário da Câmara Foto: Guilherme Almeida
Duda Calvin e músicos se apresentaram no saguão do plenário da Câmara Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
O roqueiro Duda Calvin, vocalista da banda Tequila Baby, se apresentou no saguão do plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre, junto com músicos gaúchos, durante a votação e a aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Professor Garcia (PMDB) que inclui o Dia do Rock no Calendário de Eventos de Porto Alegre.

O dia 13 de julho é conhecido como Dia Mundial do Rock em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesta mesma data, no ano de 1985, em Londres e na Filadélfia. Na ocasião, o músico britânico Phill Collins, que participou dos dois shows, declarou aquele como o Dia do Rock. A data também coincide com o dia da formação da banda de rock britânica The Rolling Stones, formada em 13 de Julho de 1962.

Para o produtor cultural Alexandre Candano, a inclusão da data no calendário oficial da cidade é uma possibilidade de ampliação dos eventos. "Através desse projeto, aumentam as possibilidades de eventos culturais na cidade, propiciando mais trabalho para artistas e produtores", concluiu.

A ideia do projeto surgiu durante uma visita de Duda Calvin ao gabinete do vereador. “Garcia é também o autor da lei que determina que, em todos os shows internacionais que acontecem em Porto Alegre, uma banda ou músico local deve fazer a abertura. Essa lei valoriza os nossos músicos. Agora, esse projeto vai dar mais espaço ao rock e à cultura”, disse.

“O rock é uma manifestação musical mundial, que está em constante evolução. Porto Alegre é celeiro de grandes bandas de rock, e essa é uma forma de valorizar o rock gaúcho”, concluiu o vereador Professor Garcia.

Texto: Flávia Murr (reg. prof. 13.685)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)