Tribuna Popular

Sindipolo alerta para demissões em Triunfo

Rodrigues quer garantia de emprego Foto: Elson Sempé Pedroso
Rodrigues quer garantia de emprego Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS (Sindipolo), Carlos Machado Rodrigues, alertou os vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira (2/4) sobre o impacto da compra do Grupo Ipiranga pelo consórcio Petrobras/Ultra/Braskem. Afirmou que há riscos de demissões no pólo petroquímico gaúcho, que ficará sob o controle da Braskem. “Quando assumiu o pólo da Bahia, a Braskem demitiu 2 mil trabalhadores e acabou com o fundo de previdência complementar para o qual muitos funcionários contribuíram por mais de 20 anos.” No RS, quando adquiriu empresas do pólo de Triunfo, a companhia, controlada pelo Grupo Odebrecht, demitiu cerca de 50% dos funcionários, acrescentou Rodrigues.

Para o sindicalista, a Petrobras, apesar de ter participação minoritária no setor petroquímico, deveria lutar por garantias aos trabalhadores, especialmente na proteção aos empregos. Lembrou que o assunto interessa à população de Porto Alegre porque 60% dos trabalhadores do pólo moram na Capital.
  
O presidente do Sindipolo também manifestou preocupação com a concentração do setor petroquímico nacional nas mãos de apenas uma empresa. “Mais de 70% da produção brasileira de eteno, produto básico para fabricação de plásticos, ficará com a Braskem, que controlará os preços, inclusive ao consumidor final.”

Em nome de suas bancadas falaram os vereadores Cláudio Sebenelo (PSDB), Haroldo de Souza (PMDB), Ismael Heinen (Dem), Adeli Sell (PT), Professor Garcia (PPS) e Ervino Besson (PDT).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)