Plenário

Sindisaúde recebe homenagem pelos 65 anos de fundação

Canal destacou lutas da entidade Foto: Maria Helena Sponchiado
Canal destacou lutas da entidade Foto: Maria Helena Sponchiado

A Câmara Municipal de Porto Alegre destacou, na sessão desta segunda-feira (22/2), os 65 anos de fundação do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (Sindisaúde-RS). Proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB), a homenagem contou com a presença de trabalhadores da saúde e do presidente da entidade, João Menezes.

Canal lembrou que o Sindisaúde nasceu da necessidade de mobilização dos trabalhadores dessa área, em 31 de janeiro de 1945. Desde então, segundo o vereador, tem gerado exemplos de coletivismo e amor à categoria. Canal recordou lutas do Sindisaúde em greves hospitalares, pela garantia do repasse anual da inflação aos salários e por um assento nos conselhos municipal e estadual de saúde. Também elogiou a ativa participação do sindicato nos debates sobre saúde na Câmara e na Assembleia Legislativa. "O Sindisaúde tem lutado incansavelmente pela busca de uma melhor qualidade de vida e pelo fortalecimento da categoria", disse. "Que sua luta seja cada vez mais reconhecida e tenha êxito."

O presidente do Sindisaúde-RS, João Menezes, agradeceu o reconhecimento da Câmara, definindo a homenagem como um sinal de que o sindicato está "no caminho certo". Menezes lembrou do período em que o Sindisaúde viveu na obscuridade, sob intervenção do Estado, o que durou até 1995. "Mas nem por isso deixou de continuar a luta em defesa dos trabalhadores", ressaltou. Conforme o dirigente, hoje o sindicato prioriza o diálogo e a negociação com a direçãos dos hospitais e os gestores públicos para conquistar suas metas. "Dificuldades ainda existem, já que saúde ainda não é tratada como investimento, mas como gasto", lamentou. "Porém acreditamos que estamos no caminho certo."

Além de Canal, saudaram o Sindisaúde os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Carlos Comassetto (PT), Elias Vidal (PPS), Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago (PDT) e Sofia Cavedon. Em nome também de Fernanda Melchiona (PSOL), João Dib (PP), Airto Ferronato (PSB) e Luiz Braz (PSDB), Pedro Ruas afirmou que a história do Sindisaúde é marcada por passagens significativas na defesa dos trabalhadores e, por conseguinte, pela melhoria da saúde da população. Segundo Ruas, o Sindisaúde faz a diferença para a qualidade dos serviços de saúde. Carlos Comassetto lembrou que o sindicato é fundamental na fiscalização da aplicação dos recursos da saúde, o que faz com muita altivez. Segundo o vereador, entre tantos acertos, o Sindisaúde alertou a prefeitura contra a contratação do Instituto Sollus e hoje está à frente de um processo do Ministério Público contra o Executivo. Elias Vidal pediu que o Sindisaúde engaje-se na luta contra o tabagismo.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Câmara homenageia 65 anos do Sindisaúde