Câmara na Comunidade

Situação de risco é o maior problema do Morro Santana

Moradores vivem em situação precária Foto: Jonathan Heckler
Moradores vivem em situação precária Foto: Jonathan Heckler
Cerca de 300 famílias moram em área de risco nas Vilas Laranjeira, Tijuca e Pedreira, no bairro Morro Santana. “Tudo o que queremos é mais atenção para a nossa comunidade, porque o descaso das autoridades é total”, desabafou nesta sexta-feira (9/12) a líder  e moradora Eva Domingues, durante a visita do Câmara na Comunidade da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Segundo Eva, o caso mais grave é o da Vila Pedreira, onde estão cerca de 50 famílias, sem saneamento básico, sem luz, e a única água vem de duas caixas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), de cinco mil litros cada, que não são limpas há quase um ano. “E os canos que levam essa água para as casas ainda passam por dentro do esgoto, que corre a céu aberto há mais de dez anos.”

Conforme a moradora, existe uma área de 10 mil metros quadrados desativada no bairro, pertencente à Associação Cristã de Moços (ACM), que poderia servir para reassentar ao menos as famílias da Pedreira. A Prefeitura está estudando o caso.

A moradora do número 458 do Acesso 6 da Vila Laranjeira, Mara Glai, afirmou que, quando chove, a água invade a casa. “É horrível, é uma umidade só. E eu moro com três filhos pequenos.”

Elisabete Maier, moradora do Acesso 6, s/nº, chamado Beco da Morte, vive com duas crianças em uma casa de risco. “O barranco já caiu várias vezes. Cada vez que chove, desaba um pedaço. O que segura o barranco é o mato.”

A presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon (PT), ficou “impactada” com a situação. “É um caso de calamidade pública. Vamos pedir providências emergenciais para o Dmae e o DEP. E o foco é o reassentamento dessas famílias com urgência. A comunidade já conquistou no Orçamento Participativo o direito de ser removida. Vamos então exigir isso do governo”, prometeu. Também compareceram ao Câmara na Comunidade os vereadores Mauro Pinheiro (PT) e Toni Proença (PPL) e representantes do Executivo.

Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência