Tribuna Popular

Sociedade dos Surdos do RS reforça importância da inclusão

Sessão ordinária remota.
Ricardo Goes destacou os 59 anos de atividades da entidade representativa da comunidade surda (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O espaço da Tribuna Popular desta segunda-feira (26/4), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, foi utilizado por Ricardo Morand Goes, presidente da Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul, acompanhado da intérprete Luciana, que trouxe uma explanação acerca dos 59 anos de representatividade da entidade pela comunidade surda no Estado.

Ricardo Goes aponta que a bandeira da sociedade é a “construção e força de reconhecimento da comunidade surda”. Uma conquista citada pelo orador é a instauração da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na década de 1960, “o que proporcionou a quebra de barreiras na comunicação”. O presidente lembra que a Libras facilitou a comunicação entre a própria comunidade surda, que “tinha muitas angústias guardadas porque não tinha com quem se comunicar, conseguimos trocar vivências com nossos pares”.

O orador destacou a fundação da Sociedade dos Surdos de Porto Alegre, em 1962, a qual “serviu de modelo para outras cidades criarem as suas”, uma vez que “pessoas de fora vinham para cá ter contato com seus pares”. Segundo Ricardo, hoje existem 17 associações espalhadas por diversas cidades e é possível “disseminar conhecimento através da nossa língua” e tratar de “questões políticas, educacionais e culturais, reconhecendo e utilizando a Libras como forma de expressão”. O presidente aponta que a Libras facilitou, inclusive, no contato com comunidades de outros países, com o “Brasil sendo valorizado com essa troca de culturas entre comunidades do mundo inteiro”.

Goes aponta que, além da sede de Porto Alegre, a sociedade é responsável pela administração de uma colônia de férias em Capão da Canoa, a primeira do mundo neste modelo. "O Brasil é pioneiro, surdos de todo o país procuram o local.” Ricardo reforçou que, no momento de pandemia, as videoconferências têm sido utilizadas para manter o contato entre os associados. Frisou ainda que a comunidade seguirá defendendo seus direitos "e, com o tempo, vamos angariando conquistas com leis”, como a criação da central de intérprete para atendimento ao público surdo, que será disponibilizada nos órgãos públicos de Porto Alegre. “Precisamos entender as perspectivas e necessidades para atender as demandas, pois os surdos têm limites.”

Ricardo Goes acrescentou que a sociedade está apoiando a organização da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, que ocorrerá de 1º a 15 de maio de 2022, em Caxias do Sul, e contará com mais de 4 mil atletas. Em nome de suas bancadas, os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Aldacir Oliboni (PT), Ramiro Rosário (PSDB), Daiana Santos (PCdoB), Airto Ferronato (PSB), José Freitas (Republicanos) e Roberto Robaina (PSOL) também falaram sobre o tema após a explanação inicial.

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:inclusãoSociedade dos Surdos do RSsurdassurdos