Cece

Sociedade Odomodê terá nova sede próxima à atual

Secretários garantiram que o grupo não ficará sem espaço Foto: Elson Sempé Pedroso
Secretários garantiram que o grupo não ficará sem espaço Foto: Elson Sempé Pedroso

“O Odomodê só será removido de sua sede quando a nova já estiver pronta”, garantiu o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Antonio Fernando Moussale, durante reunião da Comissão Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (5/8). A Sociedade de Ação Social, Recreativa, Beneficente e Cultural e Bloco Afro Odomodê solicitou o encontro para discutir proposta de mudança de sede feita pelo Demhab.

O Odomodê atende, em média, 1.000 pessoas por semana, e existe há 34 anos, dos quais 24 na Av. Ipiranga, n° 3.850. Este local servirá, conforme explicou Moussale, como entrada de um conjunto habitacional que será construído atrás do Odomodê, para a Comunidade dos Anjos, do bairro Jardim Botânico. Chiquinho dos Anjos, dirigente da Associação Integração dos Anjos, observou que a demanda da comunidade está no Orçamento Participativo desde 2003.
 
O diretor do Demhab destacou que o terreno proposto está a cerca de 100 metros da atual sede. "Ali se localizava a escola de samba Embaixadores do Ritmo, que devolveu para o município a permissão de uso”, informou Moussale. Ele lembrou ainda que Comunidade dos Anjos procurou o Demhab porque teria sido informada de que a área da Embaixadores pertenceria à Secretaria Municipal de Educação (Smed), e seria destinada para a construção de uma creche da Comunidade. “Esclarecemos com a Smed que a área não foi destinada para a creche”, confirmou.

Cultura

“Queremos ir para um lugar perto das nossas famílias e com, no mínimo, a estrutura que já temos", disse Iara Deodoro, fundadora e coordenadora institucional do Odomodê. “O terreno é próximo, mas ficamos sabendo que já estava prometido para outra instituição”.

Ana Fagundes, secretária municipal adjunta da Cultura, entretanto, garantiu que a área pertence à Cultura. “Quando conversamos com o Odomodê, prometemos que o conjunto habitacional só começará a ser construído quando essa questão estiver resolvida e a nova sede do Odomodê, onde era a Embaixadores, pronta”, considerou.

Calendário

A vereadora Margarete Moraes (PT), que presidiu os trabalhos, defendeu que além de garantir ter um bom projeto, o Demhab precisa garantir as obras. “A responsabilidade da nova sede é do Demhab, já que o atual espaço foi construído pela comunidade”, observou.

Conforme sugestão da vereadora Sofia Cavedon (PT), presidente da Cece, será marcado para a próxima semana um encontro entre os envolvidos para estabelecer prazos. Até o final do mês, a Cece se reunirá novamente para apresentar os calendários.

Foi acordado ainda que os técnicos do Demhab visitarão o Odomodê para iniciar o projeto. “O Demahb e a Cultura ajudarão nos ajustes necessários para a nova sede do Odomodê. O processo será realizado o mais breve possível dentro do nosso orçamento”, avisou o diretor do Demhab.

Também participaram da reunião os vereadores João Antônio Dib (PP), Haroldo de Souza (PMDB), Dr. Raul (PMDB), além de representantes da Atempa, do Simpa, de entidades de raízes africanas e carnavalescas.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)