Sessão Solene

Sociedade Oxalá e Oxum homenageada com Comenda

Vereador Mauro, Pai Chiquinho, vereador Todeschini e Mãe Jane Foto: Bruno Todeschini
Vereador Mauro, Pai Chiquinho, vereador Todeschini e Mãe Jane Foto: Bruno Todeschini

Com 66 anos a serem completados no próximo dia quatro de dezembro, a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum recebeu na noite desta sexta-feira (27/11), da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Comenda Porto do Sol. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, atendeu solicitação do vereador Carlos Todeschini (PT). Pais, Mães e Filhos de Santos, além de convidados e autoridades afroreligiosas, prestigiaram a cerimônia presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT).

Na solenidade foi lembrado que a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum realiza, desde a sua fundação, atividades e obrigações religiosas em Porto Alegre, além de ser presença constante em programas culturais e benemerentes da cidade como a Festa das Águas e as campanhas do Agasalho e do Quilo. A instituição também é responsável por 30 casas de culto afrorreligioso e também pela Festa de Yemanjá de Florianópolis.

História

Fundada em  quatro de dezembro de 1943 pela Ialorixá Mãe de Santo Mãe Eulinda de Iansã, a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum ficou primeiramente conhecida como Casa de Umbanda Vovô Lesbão. A partir de 1953, e até 1978, passou a ser denominada Sociedade Africana Reino de Iansã Bemi, atuando como Casa de Umbanda e Nação. Ao falecer, Mãe Eulinda foi sucedida por Mãe Jane de Oxum, quando, por ato formal de registro na União de Umbanda do Rio Grande do Sul, a Casa recebeu o nome de Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum.

Desde 1959, ainda com Mãe Eulinda no comando, a Sociedade passou a realizar também a Festa de Yemanjá na praia de Quintão. Atualmente essa atividade, que neste ano completou seu 50º aniversário, tem como responsáveis a Ialorixá Mãe Jane de Oxum e o Pai Chiquinho de Oxalá. Em 2008, durante as comemorações de aniversário da Sociedade, também foram comemorados os 50 anos de assentamento do Orixá Oxum Bomi, o que representou um grande marco na história das religiões afrobrasileiras. As festividades incluiram a celebração da primeira Missa Afro realizada no Rio Grande do Sul, na Igreja São Jorge, em Porto Alegre.

Comenda

A Comenda Porto do Sol é conferida pela Câmara Municipal de Porto Alegre para pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública reconhecida em áreas do conhecimento humano – educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)