Sociedade Oxalá e Oxum homenageada com Comenda
Com 66 anos a serem completados no próximo dia quatro de dezembro, a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum recebeu na noite desta sexta-feira (27/11), da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Comenda Porto do Sol. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, atendeu solicitação do vereador Carlos Todeschini (PT). Pais, Mães e Filhos de Santos, além de convidados e autoridades afroreligiosas, prestigiaram a cerimônia presidida pelo vereador Mauro Pinheiro (PT).
Na solenidade foi lembrado que a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum realiza, desde a sua fundação, atividades e obrigações religiosas em Porto Alegre, além de ser presença constante em programas culturais e benemerentes da cidade como a Festa das Águas e as campanhas do Agasalho e do Quilo. A instituição também é responsável por 30 casas de culto afrorreligioso e também pela Festa de Yemanjá de Florianópolis.
História
Fundada em quatro de dezembro de 1943 pela Ialorixá Mãe de Santo Mãe Eulinda de Iansã, a Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum ficou primeiramente conhecida como Casa de Umbanda Vovô Lesbão. A partir de 1953, e até 1978, passou a ser denominada Sociedade Africana Reino de Iansã Bemi, atuando como Casa de Umbanda e Nação. Ao falecer, Mãe Eulinda foi sucedida por Mãe Jane de Oxum, quando, por ato formal de registro na União de Umbanda do Rio Grande do Sul, a Casa recebeu o nome de Sociedade Beneficente Cultural Africana Reino de Oxalá e Oxum.
Desde 1959, ainda com Mãe Eulinda no comando, a Sociedade passou a realizar também a Festa de Yemanjá na praia de Quintão. Atualmente essa atividade, que neste ano completou seu 50º aniversário, tem como responsáveis a Ialorixá Mãe Jane de Oxum e o Pai Chiquinho de Oxalá. Em 2008, durante as comemorações de aniversário da Sociedade, também foram comemorados os 50 anos de assentamento do Orixá Oxum Bomi, o que representou um grande marco na história das religiões afrobrasileiras. As festividades incluiram a celebração da primeira Missa Afro realizada no Rio Grande do Sul, na Igreja São Jorge, em Porto Alegre.
Comenda
A Comenda Porto do Sol é conferida pela Câmara Municipal de Porto Alegre para pessoas físicas ou jurídicas com atuação pública reconhecida em áreas do conhecimento humano educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos.
Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)