Solene registrará 50 anos do Hospital Ernesto Dornelles
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará nesta terça-feira (3/7), às 17 horas, no Plenário Otávio Rocha, sessão solene para registrar os 50 anos do Hospital Ernesto Dornelles. A homenagem atende iniciativa do vereador Dr. Goulart (PTB).
Inaugurado em 1962, o Hospital tem por missão proporcionar assistência integral e qualificada à saúde, buscando ser referência médico hospitalar, através de uma empresa auto-sustentável, de acordo com o proponente da matéria.
Goulart ressalta que a instituição tem uma tradição de pioneirismo e inovações técnicas na trajetória da medicina gaúcha e brasileira. Foi o primeiro hospital privado do Rio Grande do Sul a ter sala de recuperação pós-anestésica, a ter UTI, a contar com Residência Médica, e o primeiro hospital do Brasil a ter Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
História
No dia 19 de novembro de 1928, grupo formado por 88 servidores públicos, preocupados com a saúde da categoria e de seus familiares, fundou a Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul - entidade civil de direito privado, com o objetivo de prestar serviços voltados à prevenção de doenças e à promoção da qualidade de vida. Crescendo rapidamente, a Associação abraçou um desafio: construir seu próprio hospital, para atender as necessidades dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul.
Assim, em 1946, com o auxílio dos Governos Federal e Estadual, iniciou-se a construção do hospital que levaria o nome de Ernesto Dornelles, em homenagem ao então Governador do Estado.
Dornelles
Ernesto Dornelles nasceu em 20 de setembro de 1897, em São Borja (RS). Trabalhou no gabinete do Ministro da Guerra (1943) e atuou como constituinte em 1946. Foi senador (1946 a 1951), governador (1951 a 1955) e ministro da Agricultura (1956). Morreu em 30 de julho de 1964, no Rio de Janeiro.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)