Sessão Solene

Sylas Silveira recebe o prêmio Construtor da Paz

Sylas prometeu que continuará levando solidariedade ao mundo Foto: Camila Domingues
Sylas prometeu que continuará levando solidariedade ao mundo Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta sexta-feira (4/4) o prêmio Construtor da Paz a Sylas Souza Silveira. A distinção foi concedida por proposição do vereador Mauro Zacher (PDT). Sylas, nascido no Mato Grosso, é empresário do setor de máquinas em São Jerônimo, interior do RS, e tem se destacado por participar de missões humanitárias, custeadas com recursos próprios, em países assolados por tragédias.

Sylas prometeu que fará tudo o que estiver a seu alcance para ser merecedor do título e dos elogios recebidos na Câmara. Lembrou que o mundo precisa cada vez mais de paz e que busca, com seu trabalho, divulgar a solidariedade como forma de aproximar os povos. Lamentou, por exemplo, a intolerância da China, que subjuga países vizinhos como o Tibete. "Há 60 anos a China invadiu o Tibete. É uma pena que um país que irá sediar uma Olímpiada cause tantos danos a seu povo e a nações vizinhas."

Zacher observou que Sylas é um homem que arrisca sua própria vida em prol do próximo. Acrescentou que o homenageado usa como juramento o seguinte pensamento: "Põe tua vida saudável a serviço da vida em perigo." Conforme Zacher, Sylas leva este lema a todos os cantos do mundo, mesmo falando apenas o português. "Basta ligar a máquina motocortadeira que leva consigo e em cinco minutos todos entendem o que Sylas vai fazer, mesmo sem se comunicar com palavras."

Foi assim, exemplificou Zacher, que o homenageado ajudou as vítimas do terremoto que destruiu o Paquistão e que matou 40 mil pessoas. O empresário esteve também em tragédias no México, no Irã, na Argélia, na Colômbia e, recentemente, no tsunami que atingiu o Sul da Ásia, lembrou o vereador. "A paz só é cultivada quando há solidariedade. É por seu espírito solidário que Sylas é um Construtor da Paz."

Também se manifestou na homenagem o vereador Newton Braga Rosa (PP). A sessão foi presidida por Carlos Todeschini (PT).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)