Plenário

Tempo Especial / Lideranças

Os vereadores de Porto Alegre abordaram diversos assuntos nos tempos de Liderança da sessão desta segunda-feira (17/12). Carlos Comassetto (PT) utilizou Tempo Especial para relatar sua participação na 3ª Conferência Nacional das Cidades.

CIDADES – Carlos Comassetto (PT) contou que representou a Câmara Municipal de Porto Alegre na 3ª Conferência Nacional das Cidades, ocorrida de 25 a 27 de novembro em Brasília, da qual participaram 12 vereadores do Rio Grande do Sul, integrantes da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana. O evento contou com a presença de 2 mil delegados de todo o país, representantes de diversos segmento da sociedade. O objetivo do encontro, de acordo com ele, foi contribuir para a construção de uma política nacional direcionada às cidades, dando ênfase à reforma urbana. Na conferência, Comassetto foi escolhido para compor o Conselho Nacional das Cidades nos próximos três anos. (CB).

INCAPACIDADE – Adeli Sell (PT) criticou o acordo da Mesa Diretora de realizar duas sessões extraordinárias nesta segunda-feira, além da ordinária, visando correr pauta e possibilitar a votação de projeto do Executivo sobre áreas ambientais. Na sua opinião, isso ocorreu devido à incapacidade do governo municipal de “fazer as coisas em tempo hábil”. Segundo o vereador, há questões não esclarecidas no projeto que, a seu ver, impossibilitam pequenos empreendimentos. Adeli criticou o secretário da Smam, Beto Moesch, por não ter comparecido à audiência pública de ontem no Parque Farroupilha “para ver o que as pessoas acham da secretaria”. (CB)

PLANEJAMENTO – Maria Luiza (PTB) destacou a realização do Fórum de Planejamento Familiar na manhã desta segunda-feira na Assembléia Legislativa, do qual participou com os vereadores Dr. Raul (PMDB) e Dr. Goulart (PTB), ambos médicos. Na sua opinião, o evento é de grande relevância pela “ausência de políticas públicas para o enfrentamento da questão”. A vereadora ainda anunciou que, nesta semana, a Câmara Municipal de Porto Alegre deverá passar a contar com sua Frente Parlamentar de Planejamento Familiar. (CB)

PRONTO-SOCORRO – Luiz Braz (PSDB) contou que, no sábado à tarde, esteve no Hospital de Pronto Socorro (HPS) devido ao atropelamento da mãe de seu chefe de gabinete, na Avenida Bento Gonçalves, que morreu. Conforme Braz, em sua permanência no HPS, o chefe médico deu-lhe informações que, na sua opinião, servem de alerta. De acordo com Braz, o HPS vem perdendo as condições para bem atender a comunidade devido a vários fatores: a superlotação provocada por pacientes provocada por pessoas que poderiam ser atendidas em postos e consultórios e a estrutura funcional difícil de ser mexida para dar agilidade ao trabalho. O vereador disse que talvez a solução seja transformar o HPS em fundação e sugeriu que a Câmara promova uma reunião sobre o assunto. (CB)

ESCLARECIMENTO - Ervino Besson (PDT) esclareceu que não quis ofender a bancada do PTB durante desabafo que fez na votação de projeto que criava a Feira do Produtor Rural no Largo Glênio Peres. Disse que as observações feitas foram dirigidas especificamente ao vereador Dr. Goulart num "momento de raiva". Besson observou que ficou impaciente na ocasião porque a sessão já se arrastava por quatro horas, enquanto os produtores aguardavam a votação nas galerias do Plenário. (MAM)

HPS - João Dib (PP) concordou com a idéia levantada pelo vereador Luiz Braz (PSDB) de criação de uma fundação para gerenciar o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Reconheceu que a instituição precisa receber melhorias em suas condições físicas. "Em 16 anos no governo, o PT não melhorou o HPS." Dib acredita também que se o povo for chamado a socorrer o HPS, certamente ajudará o hospital. (MAM)

INSEGURANÇA - José Ismael Heinen (DEM) lamentou que a insegurança se mantenha em alta na cidade. Citou dois casos ocorridos no bairro Menino Deus, de agressões na rua que não tiveram a devida assistência da Brigada Militar. Alertou para o crescimento de ataques a pessoas idosas no entorno do supermercado Zaffari. "Os ladrões ficam na rua à espera dos idosos que saem com as sacolas."  (MAM)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)