Sessão Solene

Tenente-coronel Guacir Bueno é Cidadão Emérito da Capital

Vereador João Bosco entregou a medalha e o diploma ao homenageado (c) Foto: Leonardo Contursi
Vereador João Bosco entregou a medalha e o diploma ao homenageado (c) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
A Câmara Municipal concedeu, em sessão solene na noite desta sexta-feira (4/12), o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao tenente-coronel da Brigada Militar Guacir De Llano Bueno, diretor e vice-presidente de Planejamento e Marketing do Clube Farrapos e presidente da MBM Previdência Privada. A homenagem, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT) e presidida pelo vereador Airto Ferronato (PSB).

Bosco disse que esta semana foi de grandes emoções para Guacir, porque, na segunda-feira, ele casou e fez 60 anos e agora recebeu o Título de Cidadão Emérito, aprovado por unanimidade pelo plenário. O vereador ressaltou que a homenagem não é só da Câmara, mas de toda a cidade, a alguém que contribuiu para o desenvolvimento de Porto Alegre. Segundo Bosco, Guacir tem um currículo repleto de medalhas e de condecorações e seguiu uma carreira belíssima na Brigada. “Tu muito honraste esta farda”, assinalou.

A alegria e a bondade de Guacir foram destacadas por Bosco. O vereador disse que, sempre que está com o amigo, fica satisfeito e alegre de ver que, apesar das adversidades, ele não desanimou e continua a ter uma vida feliz e de realizações, tanto que até desfila na Escola de Samba Salgueiro, do Rio de Janeiro. “Tu és um exemplo de pessoa que tem causa. E gosto de homenagear aqui pessoas que têm causa”, declarou. “Tu te inseres no grupo das pessoas da bondade, da caridade, dos valores, do respeito às hierarquias em uma sociedade em que muita gente perdeu os princípios e o respeito.”

Bosco contou que, no convívio com Guacir, nunca o viu levantar a voz para alguém. “És um homem da conciliação e com dezenas de atividades - no Montepio, na previdência privada, na associação que foste fundador. Mesmo em cadeira de rodas, estás participando, sorrindo, curtindo a vida, com centenas de amigos.” Como frisou Bosco, o título concedido reconhece as pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento de Porto Alegre. “E tu, Guacir, tens essa trajetória de trabalhos prestados. Que tenhas uma vida feliz.”

Superação e felicidade

Guacir agradeceu a homenagem, aos vereadores e a todos os colegas, amigos e familiares. Disse que houve na sua vida muitas guinadas, muito antes da cadeira de rodas, mas que aprendeu a lidar com elas: “A vida me ensinou muitas coisas. Tive esse acidente há 18 anos atrás, quando reagi a um assalto, o que nunca se deve fazer. Entregue tudo, mas não reaja. Apesar disso, não sou coitadinho. Sou muito feliz. Tive um dia de depressão, chorando com minha farda de tenente-coronel, mas, desde aquele momento, só recebi carinho. Por isso, não acho demais dizer que eu sou uma pessoa de conciliação, muito em resultado do carinho que eu recebi e recebo das pessoas. E nada mais importa do que o carinho, a amizade, o amor”.

O homenageado falou da honra de receber uma distinção da Câmara e da cidade e reafirmou seu amor pela Capital. “Sou apaixonado por Porto Alegre e quero expressar a minha gratidão a todos os vereadores e ao Bosco, uma pessoa honrada que trabalha de domingo a domingo”, declarou. “Eu prometo continuar sempre à disposição de todos, para retribuir o carinho e o amor recebidos.”

Mesa

Além de Guacir e do vereador Ferronato, participaram da mesa da solenidade a esposa do homenageado, Simone Midon Nunes; o comandante-geral da Brigada Militar, tenente-coronel José Henrique Gomes Botelho; e o secretário municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, Raul Cohen. Os hinos Nacional e Rio-grandense foram entoados pela Banda da BM, com regência do sargento Viliano.

Histórico

Nascido em Porto Alegre, em 30 de novembro de 1955, Guacir formou-se pela Academia de Polícia da BM, em 1976, e Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em 1988. Com carreira destacada na BM, sempre atuou em Porto Alegre, servindo em diversos locais, como o 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Batalhão da Polícia de Choque, o Palácio Piratini, o Batalhão Rodoviário e a Justiça Militar. Promovido com louvor na carreira militar, chegou ao posto de tenente-coronel na corporação, em 1997.
 
Mesmo após sua baixa da carreira militar, em razão de uma ocorrência que o deixou em uma cadeira de rodas, no mesmo mês em que foi promovido a tenente-coronel, Guacir sempre foi um líder nato de sua categoria. Foi fundador, por exemplo, da Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiências do RS. Também se dedica ao Clube Farrapos, entidade da qual faz parte da diretoria e atua como vice-presidente de Planejamento e Marketing, e preside a MBM Previdência Privada.

Em razão dos serviços prestados, Guacir recebeu diversas condecorações, como as seguintes medalhas: de Serviços Policiais Militares (Bronze e Prata); de Defesa Civil; de Serviços Relevantes à Ordem Pública; de Serviços Distintos (Bronze); Átilo Cavalheiro Escobar; do Grande Mérito do Comando Rodoviário da BM; e da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa. Também foi agraciado com as comendas do 168º Aniversário da BM; do Batalhão de Ferro do 1º BPM; do Batalhão Major Vieira, do 20º BPM; do 21º BPM; e do Comando de Policiamento da Capital.

A distinção

O Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, criado por lei municipal, é conferido a pessoas nascidas na Capital que tenham contribuído, com seu trabalho, para o desenvolvimento da sociedade. O homenageado recebe diploma e medalha com o Brasão da Cidade, tem seu nome registrado em um livro especial e passa a fazer parte do Conselho dos Cidadãos Honorários da cidade.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)