Plenário

Tribuna Popular alerta para perigos da prematuridade

Tribuna Popular sobre a Associação Brasileira de pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros. Na foto: Diretora do Prematuridade Denise Leão Suguitani
Denise falou sobre a campanha de conscientização (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (19/5), a Câmara Municipal recebeu, no período de Tribuna Popular, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros para debater a importância de campanhas de prevenção contra a prematuridade.

Diretora da Associação, Denise Leão Suguitani relatou que, segundo pesquisas, por ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros no mundo. No ranking mundial de bebês prematuros, o Brasil está classificado na décima posição. “As regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste, são as principais afetadas em casos de recém-nascidos prematuros. É um problema grave, que deve ser discutido e abordado com a população.”

Conforme destacou, a doença traz consigo diversos agravantes. Além de dificultar o vínculo entre a mãe e o bebê, a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil. “É um assunto sério que afeta diversos campos: social, econômico e a saúde, que é o bem mais precioso”, disse.

Denise destacou ainda, que a sociedade é carente de campanhas e informações básicas de prevenção a doença. Segundo ela, informar gestantes dos cuidados com o corpo, seguir rigorosamente o pré-natal e possuir hábitos saudáveis antes e durante a gravidez são maneiras de evitar a prematuridade.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)