Tribuna Popular destaca atuação da ACM no Estado
A Associação Cristã de Moços do Estado do Rio Grande do sul (ACM/RS) ocupou, na tarde desta segunda-feira (8/6), em sessão ordinária da Câmara Municipal, o espaço destinado à Tribuna Popular. Na oportunidade, a presidente Roseni de Oliveira Leal apresentou a entidade aos vereadores e destacou que, há 171 anos, na Inglaterra, um jovem camponês de 24 anos reuniu 12 amigos para fundar a Associação Cristã de Moços.
"Era dia 6 de junho de 1844 e começava a nascer um movimento fundamentado nos princípios cristãos, banindo o preconceito de raça, credo e ideologias", disse. Roseni afirmou que, atualmente, a ACM está presente em mais de 119 países, oferecendo desenvolvimento e promovendo pessoas sob o aspecto espiritual, moral, físico e social. "No Rio Grande do Sul, a ACM iniciou suas atividades em 1901 e completará, em 2015, 114 anos de serviço, buscando o desenvolvimento das comunidades onde está inserida, com atuação voltada para o esporte, educação, saúde e desenvolvimento social", ressaltou.
Roseni destacou que o dia 6 de junho foi instituído como o Dia do Acemista e faz parte do Calendário de Datas Comemorativas da Municipalidade. Ela afirmou que esta data oferece reconhecimento do poder público ao trabalho e união da entidade e ressaltou que "o exercício da ACM não é monolítico, e sim, evolutivo, fortalecendo o compromisso pela justiça, pela consolidação da paz, da promoção da vida e pela construção de uma comunidade mais solidária e fraterna".
Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)