Tribuna Popular

Tribuna Popular destaca o Dia do Amor Próprio

Família Eu comemora a inclusão do dia do amor próprio no calendário de datas comemorativas e de conscientização do Município de Porto Alegre. Na foto, idealizadora da Família Eu, Julcinea Maria Tavil.
Julcinéa destacou na tribuna a comemoração, a partir deste ano, do Amor Próprio (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

“Saudável é ser inteiro, e não pela metade”, enfatizou a psicóloga e idealizadora do movimento social Família Eu: Educando para o Amor-Próprio, Julcinéa Maria Tauil, ao falar no período de Tribuna Popular, na tarde desta quinta-feira (27/2), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, ela destacou a inclusão da data no calendário de comemorações e conscientizações da Capital - Dia do Amor Próprio -, que foi proposta pelo vereador Cláudio Conceição (DEM) e será comemorada anualmente a partir de amanhã, 28 de fevereiro. 

“O que possibilitou a criação do movimento foi a minha experiência pessoal, de trabalho, estudo, convivência e observação dos meus pacientes”, contou Julcinéa, que atuou com psicologia clínica por mais de 20 anos. A partir daí, a profissional relatou ter notado, em proporções consideráveis, a falta de amor próprio naquelas pessoas que atendia. Como ferramenta para melhorar isso, passou a enfatizar o seu trabalho com o amor próprio, a serviço da vida, dando palestras em escolas, igrejas, praças e em rodas de conversa.

“Transformamos as nossas vidas a partir do momento em que passamos a nos conhecer”, disse Julcinéa. Segundo ela, “é por meio do autoconhecimento que a pessoa cria condições de se amar”. Enquanto o corpo é um só, “a nossa psique abriga muitos eus: o da sexualidade, da espiritualidade, o eu emocional, o financeiro, o da nutrição”, explicou, ao saudar a conquista da data, as reflexões e inúmeros debates que esse registro, por meio do movimento, objetiva proporcionar. 

O pronunciamento da psicóloga foi saudado pelos vereadores Conceição e Adeli Sell (PT).

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)