Presidência

Trogildo participa de entrega de contratos à comunidade do Jardim do Bosque

Documentos do Demhab permitem a regularização da área e o registro das propriedades

  • Solenidade de entrega dos contratos firmados entre DEMHAB e mutuários do Jardim do Bosque. Na Foto:  Ex-diretor do DEMHAB, Everton Braz, diretora do DEMHAB, Luciane Skrebsky de Freitas, presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo, Vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo e vereador Reginaldo Pujol.
    Cassio Trogildo destacou a importância dos moradores terem casa própria (Foto: Esteban Duarte/CMPA)
  • Solenidade de entrega dos contratos firmados entre DEMHAB e mutuários do Jardim do Bosque.
    Aposentada Marilene Souza do Santos assina o contrato (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Na manhã deste sábado (21/5), o presidente na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo (PTB) participou da entrega dos contratos firmados entre o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e mais de 200 famílias residentes do loteamento residencial Jardim do Bosque, localizado no extremo norte da Capital. Os contratos, que se referem à compra e venda dos imóveis, são um importante passo para a legalização da área, oportunizando a quitação e posterior registro das propriedades.

A diretora-geral do Demhab, Luciane Skrebsky de Freitas, explicou que a área foi originalmente doada pelo Governo do Estado e os imóveis foram financiados pela Caixa Econômica Federal, mas que ainda haviam impasses para sua regularização. “A luta já dura mais de dez anos, e todo o departamento se mobilizou para que, a partir de hoje, com o contrato em mãos, estas famílias tenham a possibilidade de encaminhar a escritura definitiva.”

Parabenizando as famílias da comunidade, o presidente da Câmara ressaltou a importância da obtenção da casa própria na vida das pessoas. “Foi um processo longo, e esta é mais uma etapa fundamental para que as famílias possam quitar e legalizar seu imóvel”, disse Trogildo, evidenciando que a liquidação será facilitada. “As parcelas ficarão entre R$ 30 e R$ 60 mensais ao longo de dez anos, totalizando cerca de 10% do valor de mercado das habitações”, salientou.

Para o presidente da Comissão de Moradores do Jardim do Bosque, Jorge Marcelino da Rosa, a conquista é “a primeira de muitas vitórias”. “Foi uma luta grande, resultado da união dos moradores. Mas ela ainda não terminou: vamos buscar um posto de saúde, creche e escola para a comunidade.” Corroborando a declaração de Jorge, a aposentada Marilene Souza do Santos, uma das contempladas com a assinatura dos contratos, afirmou que há 12 anos reside no local e esperava pelo momento. “Estou realizada! Agora posso ir no cartório e registrar minha casa”, disse, emocionada.

A cerimônia ocorreu no Centro de Atividades do Sesi Rubem Berta e contou também com a participação do vereador Reginaldo Pujol (DEM) e do vice-prefeito municipal Sebastião Melo, que destacou a cooperação das famílias residentes na área e a atuação do Demhab para a realização do ato. "Hoje o sonho de transformar posse em propriedade começa a se realizar", afirmou.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)