Sessão solene

UniRitter completa 40 anos e recebe distinção da Câmara

Reis (d) recebe título de Elias Vidal Foto: Felipe Dalla Valle
Reis (d) recebe título de Elias Vidal Foto: Felipe Dalla Valle

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (21/10) à tarde, no Plenário Otávio Rocha, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o Centro Universitário Ritter dos Reis pela passagem do seu 40º aniversário, comemorado no dia 18 de outubro. Durante a sessão, presidida pelo vereador Toni Proença (PPL), o proponente da homenagem, vereador Elias Vidal (PPS), entregou um diploma alusivo à data ao reitor do UniRitter, Flávio D´Almeida Reis, como agradecimento da cidade aos serviços prestados pelo Centro Universitário.

Ao agradecer a homenagem, o reitor destacou que Porto Alegre está de parabéns pelo incentivo ao ensino superior e à educação em geral. "Com muita honra e alegria, queremos agradecer esse reconhecimento e reiterar nosso compromisso com o ensino e com a comunidade." Reis destacou a "figura singular" do fundador Romeu Ritter dos Reis, que, como educador, soube perceber que a maioria dos alunos, ao final do Ensino Médio, não davam continuidade aos estudos. "Hoje, Canoas é uma cidade educadora, com o maior número de vagas de ensino universitário por município."

De acordo com o reitor, Ritter dos Reis idealizou o Centro Universitário de maneira peculiar à sua personalidade, um educador formado em cinco cursos superiores - Administração, Educação, Direito, Arquitetura e Teologia. "A instituição foi fundada sob princípios bíblicos, como resultado da formação de Ritter dos Reis em Teologia. Nossa instituição tem o ideal de disseminar e compartilhar o conhecimento para que outras pessoas sejam beneficiadas por aquilo que foi gerado de forma coletiva. Não estamos ali para apresentar soluções prontas e, sim, para construir o conhecimento e formar cidadãos éticos.", disse Flávio D´Almeida Reis. O reitor também ratificou o comprometimento do UniRitter com o desenvolvimento sustentável, de modo a valorizar o meio e as pessoas. Ao final, adiantou que o UniRitter recebeu a autorização do MEC para oferecer bolsas de estudos pelo ProUni a estudantes que tenham carência de recursos financeiros.

Acesso

O vereador Elias Vidal (PPS) observou que, atualmente, é mais fácil ter acesso a um curso superior do que à época em que Romeu Ritter dos Reis fundou o UniRitter. "O sonho de Ritter dos Reis, há 40 anos, se tornou realidade. O UniRitter é responsável pela educação e formação de profissionais que estão espalhados pelo mundo todo, formando cidadãos ao longo desses 40 anos." O vereador lembrou que o surgimento do UniRitter, na década de 1970, se deu em meio à necessidade de se criarem alternativas para atender a demanda reprimida por vagas nas universidades.

Vidal destacou ainda a alta qualidade do ensino que o Centro Universitário pratica. "A história do UniRitter, por si só, justifica todo o seu sucesso", disse ele. O vereador Elói Guimarães (PTB) também destacou o prestígio internacional do Centro Universitário na área de arquitetura e urbanismo, enquanto o vereador João Carlos Nedel (P) afirmou que "Porto Alegre tem imenso orgulho do UniRitter pela sua forte contribuição à educação de nossos jovens".

Estrutura

Criado, em 18 de outubro de 1971 pelo educador Romeu Ritter do Reis, o Centro Universitário Ritter dos Reis começou suas atividades nas dependências do Colégio Maria Auxiliadora, na cidade de Canoas (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre. O decreto de autorização foi expedido pelo então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, que liberava a Faculdade de Direito Ritter dos Reis. Foi a primeira instituição de ensino superior a ser criada no município de Canoas.

Após 40 anos de fundação, o UniRitter oferece cursos de graduação e de pós-graduação nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais e Sistemas de Informação, além de graduações tecnológicas nas áreas de Informática e Administração. Possui dois campi, localizados em Porto Alegre e em Canoas, e tem um corpo docente de mais de 400 profissionais, uma equipe de 589 colaboradores e mais de 8 mil estudantes.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)