Plenário

Valter Nagelstein elogia mobilização dos municipários

Presidente em exercício da Câmara destacou maturidade da categoria e apelou pelo fim da greve.

  • Movimentação de plenário. Na foto, o vereador Valter Nagelstein na tribuna.
    Nagelstein lembrou que 2017 foi um ano difícil com parcelamento de salários (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Movimentação de Plenário.
    Servidores municipais acompanharam a sessão desta quarta-feira (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal em exercício, vereador Valter Nagelstein (PMDB), utilizou o tempo de presidência, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (8/11), para parabenizar a mobilização de todos os servidores públicos do município, que lutam pelo direito de suas conquistas. Em seu discurso, o vereador enalteceu o papel de mediação dos parlamentares com a categoria.

Para Nagelstein, 2017 foi um ano muito importante para o Legislativo, em consequência de várias questões debatidas, como impostos, passagem de transporte público e projetos que envolvem servidores públicos. Apesar disso, o vereador declarou que foi um período ruim, por ser o primeiro ano de parcelamento de salário no funcionalismo público de Porto Alegre. Ao longo de seu pronunciamento, o vereador aproveitou também para agradecer ao Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Alegre (Simpa) pela postura diante dos acontecimentos. De acordo com ele, foi possível obter um diálogo maduro com os representantes da entidade.

Valter Nagelstein destacou a importância do serviço público na cidade. "Os servidores não são o problema, os servidores devem ser parte da solução." Conforme ele, os vereadores têm ajudado a fazer a mediação absolutamente necessária no impasse com o Executivo. "A categoria sai fortalecida e com o apoio majoritário dos vereadores", declarou. Nagelstein ainda salienta que todos amadureceram ao longo do processo e fez um apelo para que os servidores colocassem fim à greve. Para o vereador, a paralisação de mais de 30 dias prejudica a população devido à falta de serviços na cidade. "É importante saber a hora de entrar numa greve e a hora de sair dela", disse ao falar da vitória da categoria com a retirada do Projeto nº 11/17.

Durante suas considerações finais, Nagelstein ressaltou que os trabalhadores terão apoio dos parlamentares quando for identificada uma injustiça por parte do governo, mas também alertou para que não haja excessos dos servidores. Ele ainda desejou que todos possam inaugurar 2018 com mais harmonia e superação. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)