Projetos

Vereador propõe criação da Feira da Praça Jaime Telles

Iniciativa de André Carús visa valorizar produção cultural e movimentos artísticos

  • Artista expõe quadros na rua.
    Projeto quer estimular exposições em locais de fácil acesso à população (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador André Carús
    Vereador André Cárus (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 143/17, apresentado pelo vereador André Carús (PMDB), que institui a Feira da Praça Jaime Telles, localizada no bairro Santana. De acordo com a proposta, o evento será destinado à comercialização de artesanatos, artes culinárias e produtos provenientes da economia popular, devendo ser realizado em sábados alternados, das 9 às 18 horas.

Conforme o texto, a feira será constituída, preferencialmente, por artesãos e grupos de produção de Porto Alegre e os espaços para exposição serão divididos em boxes, limitando a um box por unidade familiar ou grupo de produção e sendo, no mínimo, 10 % ocupados por pessoas com deficiência. Os expositores serão incluídos em um cadastro único, que comportará titulares e suplentes, estes últimos chamados para ocupar os boxes deixados vagos por conta de faltas ou atrasos.

O projeto ainda obriga os expositores a respeitar a legislação municipal vigente referente à limpeza pública, sob pena de perda da licença e permite a participação de empresas da iniciativa privada para a veiculação de propaganda ou de patrocínio nas barracas, cadeiras ou bancos. Ele ainda assegura que haverá espaço para manifestações culturais durante a realização do evento.

A Feira da Praça Jaime Telles será administrada por uma comissão composta por representantes de expositores, de associações do Bairro Santana, da Câmara e da Prefeitura Municipal, em número a ser definido. Na justificativa da proposta, o vereador ressalta que o poder público deve incentivar a exposição das obras artísticas em locais de fácil acesso à população. “Espaços como as feiras são uma tentativa de oferecer oportunidades, valorização da produção cultural local e geração de trabalho e renda”, completa André Carús.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)