Plenário

Vereador propõe homenagem à tribo Os Comanches

Mauro Pinheiro (PT) Foto: Leonardo Contursi
Mauro Pinheiro (PT) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
O projeto de resolução de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PT) que concede o Diploma Honra ao Mérito à Sociedade Recreativa Beneficente Tribo Carnavalesca Os Comanches está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre. A sociedade é a mais antiga tribo de Carnaval da Capital. Criada em 10 de outubro de 1959, tem como presidente Valdir de Souza Ribeiro, um de seus membros fundadores mais antigos. 

Pinheiro informa que Os Comanches é uma das duas tribos do Carnaval da cidade. "Sua importância está em preservar a cultura indígena e trazer de volta as raízes desse grande povo, contando-nos as suas lendas, os seus ensinamentos e enriquecendo a cultura dos dias atuais", afirma. "Mesmo com todas as dificuldades para se manter viva, a cada ano a tribo traz de volta a sua tradição, com belos espetáculos para os porto-alegrenses."

Conforme o vereador, com sede no Bairro Partenon, mais propriamente no Morro São José, berço de grandes artistas do Carnaval, a Taba de Urupá é um local onde sempre se ouve boa música, sendo os visitantes recebidos com fraternidade e alegria. A tribo tem como símbolo a face de um índio comanche, e suas cores são amarela, vermelha e branca. "A entidade é doutora em Carnaval, por ter obtido seis campeonatos consecutivo", destaca Pinheiro.

O vereador, que preside a Câmara Municipal em 2015, conta que nasceu e cresceu na mesma comunidade, tendo a oportunidade de ver de perto a evolução de Os Comanches no Carnaval de Porto Alegre. Hoje, ele tem a honra de participar de seus ensaios e desfiles, sendo "o padrinho de coração" da tribo.

Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)