Vereador propõe sabiá-laranjeira como ave símbolo
A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a analisar, em período de Discussão Preliminar de Pauta da sessão desta segunda-feira (26/5), projeto de lei do vereador Claudio Sebenelo (PSDB) que institui o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) como pássaro símbolo da Capital. Porto Alegre tem o privilégio de abrigar uma das mais densas populações dessa espécie e desfrutar de seus gorjeios, capazes de promover um despertar alegre em nossa população, afirma. Integrado a nossa vida, o sabiá-laranjeira é um dos mais conhecidos pássaros que aqui vivem.
Ave da família Muscicapidae, subfamília Turdinae, o sabiá-laranjeira tem um dos mais belos cantos. Destacado em versos do poeta Gonçalves Dias e em canções de Chico Buarque e Roberta Miranda, sua majestade o sabiá é ave que voa sobre o território nacional, enchendo as pessoas de admiração com seu canto garboso, enfatiza Sebenelo. Como forma de retribuir a alegria com que essa ave nos brinda nas alvoradas e pelo fato de permanecer em sintonia com a cidade e sua população, apresento esse projeto para alçar o sabiá-laranjeira à condição de pássaro símbolo da Capital.
O projeto deverá passar por mais uma sessão de Discussão Preliminar de Pauta e pelas comissões permanentes afins. Somente após esse processo será enviado ao plenário para votação.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)