Plenário

Vereador propõe uso misto para a Estrada Gedeon Leite

Vereador Reginaldo Pujol (DEM) Foto: Guilherme Almeida/CMPA
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) Foto: Guilherme Almeida/CMPA (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre iniciou o debate doprojeto de lei complementar nº 018/16, de autoria do vereador Reginaldo Pujol(DEM), que altera o gravame da Estrada Gedeon Leite no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), substituindo-ode área predominantemente residencial para categoria mista. Dessa forma, casoaprovada a matéria, será permitida a instalação de empreendimentos comerciaisao longo da via.

Para Pujol, a urbanização da região, a exemplo doque ocorreu na Estrada Edgar Pires de Castro, ampliou os índices populacionaise justifica a mudança para que os seus habitantes sejam atendidos minimamenteem suas necessidades, evitando, inclusive, o congestionamento do fluxo viário apartir do deslocamento para o centro da cidade.

De acordo com vereador, a Estrada Gedeon Leite constitui-seem uma importante ligação dos bairros localizados ao sul do município com aárea central, estabelecendo essa conexão por meio da Avenida EdgarPires de Castro, bem como, transversalmente, por meio da Estrada Costa Gama.Ele lembra que o PDDUA preconiza que a função e o desempenho exercidos peloseixos viários são fatores determinantes às atividades que se estabelecem aolongo dessas conexões e, por isso, deve ser adequado o seu ordenamento de uso eocupação do solo conforme a dinâmica local.

“Nesse cenário, vimos, nas últimas décadas, váriosloteamentos sendo implantados ao longo da Avenida Edgar Pires de Castro,provocando alterações significativas no uso do solo e no desenvolvimentodaquela região. Atraídas pela presença de moradias, várias atividadescomplementares ao uso habitacional e mesmo mais especializadas foram instaladasnas imediações, inclusive atividades de porte mais significativo, dispensando,com sua implantação, a população local de, sistematicamente, se deslocar para aregião central da Cidade”.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)