Plenário

Projeto que transformar áreas residenciais na zona Sul em miscigenadas

Reginaldo Pujol  Foto: Leonardo Contursi
Reginaldo Pujol Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Projeto de lei do vereador Reginaldo Pujol (DEM) que tramita na Câmara, por meio de Lei Complementar, sugere alteração no Grupamento de Atividades da Estrada Gedeon Leite, lado ímpar, trecho compreendido entre a Avenida Edgar Pires de Castro e a Rua Ivo Walter Kern. A alteração seria na denominação de Grupamento de Atividades 01, que são as áreas predominantemente residenciais, para Grupamento de Atividades 03, áreas miscigenadas.

Pujol explica que a rodovia, prevista no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), “constitui um importante eixo de ligação dos bairros localizados ao sul com o centro da cidade. “Isso significa dizer que o ordenamento de uso e ocupação do solo deve ser adequado à hierarquia viária prevista ou mesmo ajustado, conforme a dinâmica local” completa o vereador.  Disse ainda que nas últimas décadas vários loteamentos foram implantados ao longo da Avenida Edgar Pires de Castro, provocando alterações significativas no uso de solo e desenvolvimento daquela região. Justifica que estes espaços foram atraídos pela presença de moradias. 

Reginaldo Pujol detalha que o “Grupamento de Atividades 01, cujas Zonas de Uso são Áreas Predominantemente Residenciais, corresponde a zonas da cidade onde se estimula a vida de bairro”. Mais adiante, esclarece que o Grupamento de Atividades 03, cujas Zonas de Uso são Áreas Miscigenadas da categoria Mista 01, “é compatível com vias coletoras e arteriais, corresponde a zonas cuja ocupação é estimulada igualmente para atividades comerciais, residenciais ou de serviços, com maior permissividade quanto ao porte e maior variedade no rol de atividades permitidas em relação ao Grupamento de Atividades 01”.

Conclui dizendo que tais providências vão contribuir para a melhoria da mobilidade daquela região em direção ao centro e demais bairros da cidade.  

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)