Projetos

Vereador quer Programa de Ressarcimento de Material Reciclável

Vereador Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Haroldo de Souza Foto: Elson Sempé Pedroso

O plenário da Câmara Municipal começou a avaliar, na sessão ordinária desta quarta-feira (8/8), em período de discussão preliminar de pauta, projeto de lei do vereador Haroldo de Souza (PMDB) que visa a criação do Programa de Ressarcimento de Material Reciclável Domiciliar. Conforme o projeto, esse programa deverá ser gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

"O crescimento da indústria da reciclagem é nítida em todo  planeta, e tem como finalidade a diminuição do lixo produzido e coletado, como também na prevenção de árvores e insumos primários", argumenta Haroldo.

Conforme a proposta, o programa consistirá na recepção de material reciclável domiciliar, principalmente de derivados de vidro, papel, plástico e metal sendo o ressarcimento do material feito por vale-alimento e vale-cultura. O texto prevê que o vale-alimento será destinado à compra de gêneros alimentícios junto a estabelecimentos comerciais, e o vale-cultura para compra de ingressos de espetáculos ou eventos culturais todos no município de Porto Alegre.

A proposta estabelece ainda que a venda, a preço de mercado, do material reciclável coletado, constituirá fonte de recurso para a cobertura do ressarcimento dos vales alimento e cultura.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Leia a proposta clicando sobre as palavras em destaque